Agentes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) participaram nesta terça-feira (25) de palestra comportamental. O tema “Liderança em Enfermagem e Inteligência Emocional” foi apresentado pela enfermeira Nivea Lorena Torres, do Coren-MS. A organização foi do NEP (Núcleo de Educação Permanente).
O público foi formado por vinte integrantes da equipe de enfermagem do Samu, entre técnicos e enfermeiros. Estavam presentes também o coordenador do Samu, Messias Villa Mendonça, Fábio Hortelan e Juliana Motta, respectivamente diretor e gerente especializado da Sems, e Ana Paula Santos, enfermeira responsável pelo NEP.
Segundo Ana Paula, a palestra é um instrumento que o NEP utiliza para que os agentes se sintam motivados e valorizados, o que influencia diretamente o ambiente de trabalho e as relações interpessoais. “É necessário para que os profissionais da enfermagem entendam a importância no processo de trabalho e até na vida pessoal”, aponta.
A parceria com o Conselho Regional de Enfermagem serve também para o fortalecimento da equipe. De acordo com a enfermeira Nivea Torres, o Coren só tem a contribuir, não apenas na fiscalização em relação ao exercício profissional, mas também com o desenvolvimento pessoal. “Esse é o objetivo com esse pessoal que já faz um excelente trabalho no atendimento à população. O conhecimento da Inteligência Emocional e saber lidar com as emoções ajudam neste contato com o paciente em um momento de emergência”.
Representando a Sems, Fábio Hortelan apontou a importância da parceria da Secretaria com o Coren para o desenvolvimento da equipe do Samu. “Essa palestra traz um tema mais abrangente, mas de grande valia e com algumas ferramentas para o bom relacionamento, não apenas com os colegas, mas no atendimento ao paciente”, completa.