Consumo

Robô Arauto contribui para agilizar as tarefas e aumentar a produtividade da CGE

Esta nova ferramenta foi uma das metas cumpridas pelo órgão dentro do contrato de gestão do Governo

Publicado

on

Para dar mais agilidade nas tarefas e aumentar a produtividade dos auditores da Controladoria-Geral do Estado (CGE) foi criado o “Robô Arauto”. Esta nova ferramenta foi uma das metas cumpridas pelo órgão dentro do contrato de gestão do Governo.

Criado pela equipe de Tecnologia da Informação da CGE, o Robô Arauto trata-se de um software de automatização de processos desenvolvido com foco gerencial e de auditoria, tendo a finalidade de apoiar a gestão, agilizar as tarefas e aumentar a produtividade dos auditores trazendo agilidade, confiabilidade, transparência e segurança nos serviços prestados pela CGE.

Pioneiro no Estado, o Arauto possui como uma de suas principais tarefas o acompanhamento da execução do Plano Plurianual (PPA), que é uma lei que define as diretrizes e os objetivos estratégicos do Governo, onde estão especificados os recursos aplicados, as metas previstas e os indicadores para cada área de atuação dentro de um período de quatro anos.

software consolida estas informações e fornece aos gestores de cada secretaria estadual. tornando mais prática e visível a execução do orçamento estadual, podendo ser destacadas as entregas à sociedade e os custos de operação da máquina pública.

Outra tarefa importante do Arauto é apoiar as atividades dos servidores públicos que atuam na área de contabilidade do Estado, validando os demonstrativos contábeis por meio da conferência dos saldos de milhares de contas de todas as unidades gestoras, assim como a emissão de relatórios com as divergências encontradas. Com esta extração diretamente das bases de dados é possível construir trilhas de auditoria, garantindo a precisão das informações contábeis.

Devido à eficiência do Arauto, ele também é utilizado para validação dos dados publicados no Portal da Transparência, de forma a garantir a fidedignidade das informações. Dessa forma, o software possui três módulos implantados: Validação do Portal da Transparência, Equações de Integridade Contábil e Acompanhamento do PPA.

Para o ano de 2022 serão desenvolvidos novos módulos com funcionalidades inovadoras, buscando a melhoria contínua da máquina pública. As duas primeiras ações citadas foram desenvolvidas pela equipe da Assessoria de TI da CGE; já o PPA foi desenvolvido pela equipe do Centro de Informações Estratégicas, da instituição.

Contrato de Gestão

É um compromisso dos secretários estaduais para projetos estratégicos que viabilizam as políticas públicas do Governo do Estado. Trata-se de um recorte das entregas anuais à sociedade previstas no PPA (Plano Plurianual) com metas e objetivos estipulados para as diversas áreas de atuação.

O que contribui para que o governador Reinaldo Azambuja alcance seu objetivo que é de entregar o Estado com as contas sanadas, bem organizado, com todas as obras e programas entregues e em pleno funcionamento.

Anualmente, ele reúne toda a equipe gestora para a prestação de contas e a evolução das pastas e de suas ações.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile