Cidades

Reunião define estratégia para elaboração do Inventário Climático de Mato Grosso do Sul

O Estado é o segundo do país (o primeiro foi Pernambuco) a garantir a realização do Inventário Climático

Publicado

on

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, participou na tarde de quarta-feira (9) de reunião com representantes de organismos internacionais para definir detalhes da estratégia que será utilizada para elaborar o inventário climático de Mato Grosso do Sul. O Estado é o segundo do país (o primeiro foi Pernambuco) a garantir a realização do Inventário Climático e foi escolhido por estar avançado nas medidas e iniciativas visando a redução da emissão dos GEEs (Gases do Efeito Estufa) que contribuem para a elevação da temperatura no Planeta.

Participaram da reunião o coordenador do Climate Group, Rolf Bateman; Anaísa Pinto (também integrante do Climate Group) e Flávia Carloni, representante da empresa de consultoria Ricardo Group, que vai dar o assessoramento aos técnicos de Mato Grosso do Sul para elaboração do estudo. Pela Semagro, estavam presentes também a bióloga Sylvia Torrecilha e a coordenadora de Cooperação Internacional e Comércio Exterior, Thaís Guimarães.

O Climate Group é uma organização sem fins lucrativos que atua junto à Under 2 Coalition, a rede global de governos estaduais e regionais comprometidos com a redução de emissões de acordo com o Acordo de Paris. A Under 2 contratou a empresa de consultoria inglesa Ricardo Group para dar assessoramento a Mato Grosso do Sul na construção do escopo de elaboração do Inventário Climático, desde capacitação técnica, estruturação da equipe, metodologia, arranjos institucionais e demais providências necessárias.

“O inventário vai permitir ao governo identificar quanto cada atividade econômica contribui na emissão dos gases do Efeito Estufa. A partir desse detalhamento, o governo tem subsídios para desenvolver políticas públicas, adotar medidas e soluções visando a redução da emissão desses gases, sempre perseguindo a meta de tornar Mato Grosso do Sul Estado Carbono Neutro até 2030”, explicou o secretário Jaime Verruck.

Medidas

Com a edição do Decreto número 15.741, Mato Grosso do Sul aderiu em agosto à campanha Race to Zero e ao Under2 Coalition, agendas globais que têm como meta zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. A campanha Race to Zero reúne governos nacionais e subnacionais, empresas e instituições que se comprometem a promover uma recuperação global sustentável, resiliente e com zero emissão líquida de carbono até 2050, organizada pelo Secretariado de Mudanças Climáticas das Nações Unidas em preparação para a COP26.

Em novembro, por meio do Decreto número 15.798, o governo regulamentou o Registro Público Voluntário de Emissões Anuais de Gases de Efeito Estufa, medida fundamental para dar suporte legal ao estudo. Todas essas iniciativas estão amparadas no Plano Estadual MS Carbono Neutro – PROCLIMA, instituído pelo decreto que regulamentou a Lei Estadual n° 4.555, de 15 de julho de 2014. Essa lei trata da Política Estadual de Mudanças Climáticas.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile