O superintendente do Sesi, Régis Borges, e o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, participaram, nesta quinta-feira (06), da 1° Noite de Inovação do Sistema S, em Três Lagoas. Com debates e palestra, o evento teve como objetivo promover integração e troca de conhecimento entre as instituições participantes.
Em bate-papo sobre inovação, o superintendente do Sesi, ressaltou o papel da instituição na formação das futuras gerações para um novo mercado de trabalho que se desenha. “Inovar é fazermos melhor aquilo que já fazemos bem feito”.
Para Borges, o uso de novas tecnologias é determinante para horizontalizar as salas de aula e dar mais autonomia aos alunos. “O que acompanhamos é que a educação vem se transformando e é responsabilidade nossa entender esse processo”, explicou.
O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, comentou os grandes desafios na formação de mão de obra, diante de um mercado automatizado. “Temos dificuldade de colocar os alunos nas salas de aula e os modelos de inovação podem ser um atrativo”, pontuou.
Segundo ele, há mais de 30 mil vagas de emprego abertas atualmente em Mato Grosso do Sul. “Os novos empregos não substituem pessoas, eles dão mais oportunidades. E são os profissionais qualificados, que passam pelo sistema S, que poderão gerenciar essas ferramentas”, prevê.
Também participaram do debate representantes do Sebrae, Senac, Sesc e Sest Senat.
O evento foi encerrado com palestra exclusiva de Tony Ventura, criador de uma das maiores comunidades de tecnologia do Brasil. O evento foi promovido pela TVMS Record e a rádio Três Lagoas FM 101.7.
(Com assessoria. Fotos: Divulgação)