A campanha de vacinação contra a dengue segue em Dourados para pessoas entre quatro e 59 anos, com prazo para receber a primeira dose estendido até 31 de julho. Paralelamente a isso, a equipe do Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) trabalha também para que o público que já pode receber a segunda dose, que completa o ciclo, seja atendido. Segundo o Laboratório Takeda Pharma, a vacina Qdenga tem eficácia média de 85%, um mês após a segunda dose por até cinco anos.
De acordo com a orientação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do fabricante, a segunda dose deve ser aplicada com, pelo menos, três meses após a primeira. Desde o início da vacinação, no dia 3 de janeiro, mais de 85 mil douradenses iniciaram a imunização. Dessas, quase 14 mil retornaram para a segunda dose.
Ednam Marcelo Marques, gerente do NI, explica que os vacinados entre o início de janeiro e o início de março já podem completar a imunização. “A segunda dose é fundamental para que a proteção contra a dengue esteja completa. Quem se vacinou em janeiro, fevereiro e a primeira semana de março já pode procurar as Unidades Básicas de Saúde”.
Considerando os números da Sems sobre os vacinados até o dia 5 de março, quando 33.874 haviam se vacinado, são quase 20 mil que já podem receber a segunda dose, além dos que já completaram o ciclo. “Assim como na primeira, a segunda dose pode ser aplicada em todos os postos de saúde e também em nossas ações especiais, se for maior de 18 anos”, completa Edvan.
O atendimento nas Unidades Básicas de Saúde acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A vacinação também pode ser feita na Sala do PAM, entre 13h e 18h e aos sábados das 8h às 13h.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)