Três experiências exitosas desenvolvidas em Campo Grande foram selecionadas para participar da 1ª Mostra Saúde com Agente: experiências de integração entre ACE e ACS nos territórios, que acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, em Brasília (DF). A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde com o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O primeiro projeto foi desenvolvido pelas agentes Andréa Rodrigues dos Santos Castilho e Maria Cecília Sarat, tendo como tema: “Hiperdia, a importância do acompanhamento da pessoa com hipertensão e diabetes”. A busca da qualidade de vida e monitoramento das famílias em vulnerabilidade territorial desenvolvido pelas servidoras Sandra Aparecida Brazão e Vandelucia da Silva, também está entre as experiências selecionadas. Por fim, a terceira experiência escolhida foi o Projeto Kadosh, grupo de gestantes, idealizado pela ACS Jaqueline Tavares Pessôa Micheloni. Na mostra, ela assina com a servidora Ivani Nicesio de Mello.
Realizado na Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Milton Kojo Chinen, a USF Vila Nasser, na Região do Segredo, o Projeto Kadosh já ajudou a transformar a vida de mais de 700 mulheres, através do acolhimento humanizado e qualificado, além de oferecer um suporte emocional às pacientes durante o período de gestação.
O projeto busca ressaltar a importância do pré-natal, que vai além do acompanhamento médico. “Buscamos orientar sobre a importância de cuidados com a alimentação, a prática de exercícios físicos adequados, o planejamento familiar e a saúde mental durante a gestação. Acreditamos que a gestante precisa ser vista de forma integral, considerando todos os aspectos físicos, emocionais e sociais”, diz Jaqueline.
A servidora foi selecionada entre os mais 260 mil agentes de todo o país, para ter a sua história contada no livro: “Paths to health – Caminhos da Saúde”, juntamente com outros 30 profissionais de diferentes regiões do país. A publicação fruto da parceria entre o Ministério do Turismo e a multinacional americana Johnson & Johnson retrata a trajetória de vida e o dia a dia destes profissionais, considerados heróis e heroínas da saúde.
Mostra Saúde com Agente
O objetivo é dar visibilidade às práticas de fortalecimento da integração da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, promovidas pelas ações realizadas pelos ACE e ACS, estudantes do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias (Cursos Técnicos), fomentando a troca de experiências bem sucedidas nos diversos territórios.
Para submissão de trabalhos, era preciso respeitar o tema central da 1ª Mostra Saúde com Agente: integração das atividades do ACS e ACE nos territórios, devendo cada experiência escrita abordar, obrigatoriamente, essa temática, seguindo o pressuposto de que Atenção Básica e Vigilância em Saúde devem estar integradas para a adequada identificação de problemas de saúde nos territórios e o planejamento de estratégias de intervenção clínica e sanitária mais efetivas e eficazes.
Puderam participar e inscrever projetos na Mostra os alunos diplomados no Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e no Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, ofertados no âmbito do Programa Saúde com Agente.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)