Cultura

Projeto incentiva artesãos indígenas em Dourados a divulgar seus produtos na internet

A iniciativa é da Prefeitura de Dourados, realizada por meio do Fundo de Investimentos à Produção Artística e Cultural (FIP)

Publicado

on

Cerca de 10 artesãos e artesãs das aldeias Jaguapiru e Bororó participaram de formação em oficina “Economia Criativa através do Instagram”, para aprender a vender produtos pelas mídias sociais. A iniciativa é da Prefeitura de Dourados, realizada por meio do Fundo de Investimentos à Produção Artística e Cultural (FIP)

A última aula ocorreu no dia 3 de julho e todo o trabalho foi voltado para artesãos Guarani-Kaiowá e Terena. A oficina teve como objetivo aprimorar habilidades e expandir negócios no mundo digital. As aulas abordaram uma variedade de tópicos, desde a apresentação de produtos em fotos e vídeos, até o uso eficaz das ferramentas de gerenciamento do Instagram e estratégias para anúncios nas redes sociais.

Ministrado por Adriana Felix Morita, artesã e empreendedora douradense, o curso consistiu em oito encontros. Adriana, que idealizou o curso, destacou a importância da capacitação, já que as dinâmicas de venda e interação com os clientes têm mudado nos últimos anos: “Com o crescimento das vendas online, o Instagram se tornou uma vitrine necessária para os empreendedores. É crucial não apenas aprimorar as técnicas de produção, mas também desenvolver habilidades administrativas e de marketing para alcançar o sucesso”, explicou Morita.

Adriana acredita que o resultado foi muito positivo, com os alunos prontos para aplicar o conhecimento adquirido. Ela ainda afirmou a necessidade de continuidade da oficina, para alcançar mais empreendedores dentro das aldeias.

A oficina, sediada na Igreja Comunidade Evangélica da Família Indígena, contou com o apoio da Agraer, responsável pelo transporte da equipe de execução do curso, e da Associação de Mulheres Indígenas Senó Kunhakuera. Ao todo, foram vinte horas de formação, distribuídas em oito encontros. O projeto está vinculado a outras ações de incentivo ao artesanato e às artes plásticas em Dourados, incluindo os projetos Casa do Pote, Renovando Pontos e Mulheres em Ação.

O evento de entrega dos certificados aos concluintes do curso deve acontecer nas próximas semanas, na Câmara Municipal.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile