A partir desta semana, a cantora e acadêmica de música Karla Coronel inicia seu mais novo projeto, o “Karla Coronel: Conexão Cultural nas Escolas”. A estreia acontecerá na Escola Estadual Joaquim Murtinho, na segunda-feira (21 de outubro) a partir das 9h30, conectando professores e alunos à riqueza das canções sul-mato-grossenses e promovendo diálogos sobre a importância da cultura regional e a carreira musical – do vestibular ao ingresso nas universidades. Com apresentações de 30 minutos realizadas nos intervalos das aulas, a iniciativa tem como objetivo criar um espaço de intercâmbio cultural e aprendizado, fortalecendo a relação entre arte e educação.
Além da Escola Joaquim Murtinho, o projeto percorrerá outras quatro escolas estaduais de Campo Grande: Teotônio Vilela (22.10/bairro Universitário), Profª Neyder Suelly Costa Vieira (23.10/Jardim Aero Rancho), José Mamede de Aquino (29.10/ Jardim Aeroporto) e Luísa Vidal Borges Daniel (30.10/Bairro Buriti).
“Levarei um repertório de música regional, principalmente no meu trabalho autoral e passando por clássicos de artistas como Almir Sater e Geraldo Espíndola, nesse intuito de valorizar o legado da nossa terra. Em paralelo, trarei minhas músicas autorais e, por fim, haverá um bate papo com a garotada destacando papel fundamental da cultura sul-mato-grossense e falando da formação acadêmica na música”, explica a artista Karla Coronel, idealizadora do projeto.
Na escola Teotônio Vilela, o diretor Valter Queiroz abriu as portas da unidade de ensino para a cantora com entusiasmo por entender a importância de momentos para os alunos. “Essa conexão entre a cultura regional e o ensino estimula a criatividade e o pensamento crítico, elementos essenciais para a formação integral dos estudantes. Sem contar que muitos adolescentes vivem imersos nas redes sociais, aqui, será a possibilidade de olhar para o que é nosso, ter essa sensação de pertencimento porque traz nas composições a cultura local”.
O projeto, idealizado por Karla Coronel, visa promover a arte de Mato Grosso do Sul nas escolas estaduais da Capital, partindo do centro às áreas periféricas. “A música é uma linguagem universal que conecta pessoas de diferentes realidades, e trazê-la para o ambiente escolar é uma forma de despertar o interesse pela própria cultura, indo além do universo digital que eles conhecem tão bem. Ao compartilhar a música regional e autoral, quero mostrar aos estudantes que nossa identidade cultural é rica e merece ser valorizada.”
O Karla Coronel: Conexão Cultural nas Escolas foi cuidadosamente planejado para inserir a música no contexto educacional, por meio de apresentações ao vivo e diálogos culturais, abordando temas como a diversidade e a importância da música como ferramenta de transformação social.
A artista explica que o projeto nasceu da convicção de que a arte pode unir comunidades e enriquecer o meio educacional. “A ideia surgiu da vontade de usar a música como um canal de transformação.
Acredito que a arte e a educação caminham juntas, e quando os jovens têm a chance de vivenciar a cultura de forma direta, isso impacta profundamente a formação deles. Vejo a oportunidade de promover uma educação mais inclusiva e consciente, onde a música regional ganha o espaço que merece.”
O projeto “Karla Coronel: Conexão Cultural nas Escolas” é financiado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio de edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), instituição vinculada à Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e o Governo do Estado. Informações sobre este trabalho podem ser acessadas pelo Instagram (@karlacoroneloficial)
Karla Coronel
É uma artista em ascensão na cena musical de Mato Grosso do Sul, destacando-se pelo talento e versatilidade. Nascida em Pedro Juan Caballero, Paraguai, e registrada em Bela Vista (MS), Karla traz em seu repertório uma rica mistura de pop com influências das brasilidades, que refletem sua identidade multicultural. Já abriu shows de grandes nomes nacionais em eventos realizados em Campo Grande, consolidando sua presença no cenário regional.
Serviço:
Karla Coronel: Conexão Cultural nas Escolas
Dia 21/10 (segunda-feira) – E.E Joaquim Murtinho – Av. Afonso Pena, 2445 – Centro.
Dia 22/10 (terça-feira) – E.E Teotônio Vilela – Av. Souza Lima, 506 – Nucleo Hab. Universitária.
Dia 23/10 (quarta-feira) – E.E Profª Neyder Suelly Costa Vieira, Rua Marco Aurélio Beier, 100 – Jardim Aero Rancho.
Dia 29/10 (terça-feira) – E.E José Mamede de Aquino – Rua Heitor Viêira de Almeida, 287 – Jardim Aeroporto.
Dia 30/10 (quarta-feira) – E.E Luísa Vidal Borges Daniel – Rua das Ameixeiras, s/n – bairro Buriti.
(Com assessoria. Fotos: Divulgação)