Programa de Estágio do Governo de MS inicia pesquisa de desempenho com gestores públicos
A metodologia da pesquisa será por amostragem, seguindo padrões científicos da academia para garantir representatividade e precisão com os dados coletados.
O Programa de Estágio do Governo do Mato Grosso do Sul deu início terça-feira (18) a uma série de visitas aos gestores públicos que supervisionam estagiários em suas pastas, realizando pesquisa de desempenho. A iniciativa se estenderá ao longo do mês de junho e está inserida na metodologia de avaliação e monitoramento continuo que o programa realiza com o objetivo de aprimorar as ações que envolvem a sua realização.
A pesquisa será conduzida pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), como parte de uma ação científica e visa compreender se a operacionalidade do programa está atendendo as expectativas do que é proposto, identificando pontos fortes e áreas que podem necessitar de ajustes.
Para isso, será aplicado um formulário específico para coletar informações que avaliem a percepção dos gestores em relação a administração do programa.
A metodologia da pesquisa será por amostragem, seguindo padrões científicos da academia para garantir representatividade e precisão com os dados coletados. Os resultados obtidos contribuirão significativamente para o aprimoramento do Programa de Estágio, assegurando que ele continue a atender às necessidades dos estagiários e dos órgãos governamentais envolvidos.
Luciene Ferreira, coordenadora do Programa de Estágio de MS pela Segem (Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo) comenta que a pesquisa tem a finalidade de atingir a excelência do programa.
“Estamos promovendo esta pesquisa com os gestores para captar suas impressões e sugestões, enfatizando os aspectos positivos para alcançar a melhoria contínua do programa”, disse.
De acordo com o professor Walter Guedes, coordenador do Programa de Estágio de MS pela UEMS, “a pesquisa tem grande relevância para o programa como um todo, uma vez que visa aperfeiçoar a formação dos acadêmicos como profissionais e a atuação dos gestores como supervisores”.
“Além dessa pesquisa, o Programa de Estágio do Governo de MS realiza outras ações para monitorar e avaliar a eficácia da metodologia aplicada. A cada três meses os gestores respondem a um formulário sobre o desempenho dos estagiários e os estagiários também avaliam seus gestores. Periodicamente, o programa faz uma análise dos planos de trabalhos elaborados, parte do cronograma de atividades instituído para o prosseguimento do processo de estágio”, explicou.
Programa de Estágio
O ‘Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica’ é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS, UEMS e Fapec, coordenado pela Segem. Acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD, participam do programa.
O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.
A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades, com uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.