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Procon Estadual encaminha solução para problemas de superendividamento

Com ajuda  do Núcleo, foram canceladas dívidas em alguns casos e suspensos juros

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Consumidores que já haviam perdido a esperança de verem suas dívidas quitadas ou pelo menos negociadas, voltaram a ter tranquilidade financeira após terem recorrido ao Núcleo Permanente de Atendimento ao Consumidor Endividado e Superendividado – Nupaces, da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS.

Entre estes  estão  as  senhoras Maria Rosa de Jesus e Hilda Ferreira, ambas idosas e  com problemas idênticos que que lhes “tirava o sono” já há alguns anos e que, tomando conhecimento da possibilidade de solução por meio de atendimento pelo Nupaces do Procon Estadual decidiram se encaminhar suas preocupações e, como elas mesmo afirmam, “saíram exultantes dom o desfecho” totalmente favorável a ambas.

No caso da  senhora Maria Rosa,  com 72 anos de idade, aposentada justamente por idade,  as “dores de cabeça” vinham, há mais ou menos três anos quando suas  condições financeiras ruírem após se  endividar em relação a  cinco fornecedores. Segundo ela, não via saída para a situação  até que decidiu procurara ajuda encontrando receptividade inesperada no atendimento do Procon.

Confiando que teria  solução, Maria Rosa  deu entrada em sua demanda  em 28 de fevereiro deste ano ( 2 022) e a solução saiu em 18 de abril, ou seja, menos de dois meses após o pedido de ajuda. No total, suas dívidas eram superiores a  R$ 15.000,00 instituições financeiras e comerciais e as prestações em valores  altos que não lhe davam quaisquer perspectivas de quitação.

Com ajuda  do Núcleo, foram canceladas dívidas em alguns casos e suspensos juros  e reduzidos valores dos compromissos.  Aposentada com valores irrisórios de benefício, a idosa se declarou aliviada e agradecida por ter podido chegar a bom termo nas suas pretensões de fugir do  endividamento, tendo considerado, também, as orientações recebidas no que diz respeito a necessidade de  controlar compromissos.

No caso da  senhora Hilda Ferreira, também aposentada e com  idade de 78 anos, a situação se repetia e a solução foi ainda mais rápida.  Ela procurou ajuda  em 11 de março deste ano e com  intermediação do Nupaces, os acordos foram alcançados em 28 do mesmo mês, ou seja, após 17 dias. Prestações devidas há anos, cujo  valor superava os R$ 750,00 foram reduzidas para pouco mais de R$ 170,00 propiciando condições de  serem pagas.

Nupaces

Criado em agosto de  2 020, o Núcleo Permanente de Atendimento ao Consumidor Endividado e Superendividado – Nupaces já prestou diversas  formas de atendimento a um total de 4 108 consumidores. Desse total, ocorreram 288 acompanhamentos, 90 renegociações, 34  acordos tendo sido encerrados 16 processos sem acordo antes  de sua conclusão e, 26 outros tiveram apresentaram resultados positivos para os  consumidores sendo resolvidos antes de  serem realizadas audiências.

Os consumidores que se encontrarem em situações difíceis para encaminhar soluções para dívidas que consideram insolúveis  e que terminam por causar instabilidade financeira podem procurar o Nupaces na sede  do Procon Estadual, à rua  13 de Junho 930, área  central de Campo Grande.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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