Procon de Dourados, através do setor de fiscalização/pesquisas, realizou nesta quinta-feira (9), a primeira pesquisa de produtos de ceia de Natal 2021. Foram pesquisados dez estabelecimentos comerciais do município e fazem parte da pesquisa um total de 40 itens, dentre eles: panetones, carnes (aves, suína, bovina e peixe), frutas, enlatados e bebidas.
Segundo o Procon, foram encontrados 13 produtos com diferença superior a 100% do estabelecimento com menor preço para o de maior preço.
Os produtos que apresentaram variação significativa de um estabelecimento para outro, estão: azeitona verde com caroço 200 gr, que teve diferença de 200,61% e o Panetone de chocotone caixa 400 gr, que apresentou diferença de 172,06%.
Nos estabelecimentos onde foram encontrados todos os produtos da pesquisa a diferença verificada entre o com menor preço e o com maior preço foi de 45,8%.
O Procon orienta que o consumidor deve ficar atento às especificações contidas na embalagem: prazo de validade, composição e peso líquido do produto. Deve ser sempre considerado o custo benefício do deslocamento no caso de estabelecimentos que estão apresentando produtos mais baratos que o da sua região. Por fim, o consumidor deve sempre exigir a nota fiscal no ato da compra.
Serviço: O Procon de Dourados disponibiliza os telefones 151 ou 3411-7754, para denúncias ou reclamações.
Confira a pesquisa:
1ª PESQUISA NATALINA 2021
(Com assessoria. Foto: Divulgação)