A Prefeitura de Dourados, por meio do Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor), participa do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, promovido em ação conjunta do Banco Central, Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor).
A ação oferece oportunidade para que os cidadãos retomem a saúde financeira, renegociando débitos com instituições financeiras. A campanha começa no dia 1° de março e segue até 31.
Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito em atraso com bancos ou financeiras, exceto aquelas que tenham bens dados em garantia (como veículos, motocicletas e imóveis).
“Durante o Mutirão Nacional, os bancos irão oferecer condições especiais para que o consumidor possa organizar a sua vida financeira”, explica o diretor do Procon de Dourados, Antonio Marcos Marques.
A negociação pode ser feita diretamente com o banco ou financeira usando os canais oficiais da instituição ou pelo portal Consumidor.gov.br, que o consumidor acessa por meio de sua conta Gov.br prata ou ouro.
Na página sobre o Mutirão Nacional, criada para orientar o consumidor sobre como participar da campanha, há vídeos mostrando o passo a passo sobre como acessar o portal, encontrar a instituição e abrir o pedido de negociação.
Como negociar no Mutirão
Ao acessar a plataforma Registrato, do Banco Central, o consumidor pode consultar gratuitamente empréstimos e financiamentos existentes em seu nome.
Depois, pode utilizar uma das Planilhas gratuitas disponíveis no portal Meu Bolso em Dia para descobrir o valor com que poderá contar para pagar suas dívidas. Elas já estão prontas, com as fórmulas de cálculos feitas. Basta inserir as entradas e saídas de dinheiro para ter um raio X das finanças.
A lista das instituições participantes do Mutirão Nacional pode ser consultada na página Meu Bolso Em Dia, da Febraban.
Serviço – O Procon de Dourados está localizado na avenida Joaquim Teixeira Alves, 772 – Centro. O atendimento presencial funciona das 7h30 às 13h. Informações podem ser obtidas pelos telefones 151, 3411-7792 e 2222-1650.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)