Cidades

Prefeitura e UFGD garante projeto de digitalização de documentos históricos

Aproximadamente 180 cadernos com leis, decretos e outras peças das décadas de 1930 a 1970 fazem parte da ação para criação do arquivo digital

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A Prefeitura de Dourados, por meio da PGM (Procuradoria Geral do Município), é parceira na efetivação do projeto de extensão “Digitalização de documentos históricos sobre os primeiros anos do município de Dourados”, da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). A ação abrange documentos das décadas de 1930 a princípios de 1970. Cerca de 180 cadernos contendo leis, decretos, aforamentos, resoluções e outros documentos legislativos que
ordenaram o funcionamento do Executivo nesse período serão digitalizados.

Desde 2019, representantes do CDR (Centro de Documentação Regional) da UFGD iniciaram visitas ao setor, ao arquivo e museu municipal para levantamento da documentação existente. Na avaliação do coordenador do CDR, professor Carlos Barros Gonçalves, parcerias como essa são extremamente relevantes para a preservação da memória histórica e
administrativa do Município, além de possibilitar novas pesquisas sobre a localidade.

Após a conclusão do projeto, as versões impressas dos documentos serão devolvidas à Prefeitura Municipal, bem como as versões digitalizadas que estarão, nos dois órgãos, à disposição dos interessados.

(Foto: Reprodução)

Centro de Documentação Regional UFGD

O Centro de Documentação Regional é um laboratório vinculado à Faculdade de Ciências Humanas da UFGD. Originado de um projeto elaborado por docentes da UFMS/Dourados, no início da década de 1980, o CDR vem colecionando, desde então, material documental e bibliográfico referente, especificamente, aos estudos regionais, não apenas o espaço correspondente ao atual estado de Mato Grosso do Sul, mas também o seu entorno, como os estados de Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás, e os países que mantêm relações históricas com a região, principalmente Paraguai, Bolívia, Uruguai e Argentina.

O CDR está localizado na Unidade II, atrás do prédio da Faculdade de Ciências Humanas/FCH. Possui cerca de 280 metros quadrados, abrangendo espaços para acervo, consulta, higienização, digitalização e administração e atende não apenas ao público universitário como também à comunidade em geral.

Os guias do acervo podem ser consultados no site da UFGD, clicando aqui. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 7h às 18h.

Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3410-2315, pelo email cdr@ufgd.edu.br ou diretamente no Instagram @cdr_ufgd.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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