A Prefeitura de Dourados participou nesta semana do Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento que atuam no programa Cidade Empreendedora do Sebrae. Estiveram presentes agentes de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, participaram do evento mais de 50 prefeituras em municípios localizados nas duas Unidades da Federação.
O evento foi realizado em Santo Antônio do Leverger (MT), seguindo todos os protocolos de biossegurança e teve a proposta de aproximar esse público, para que cada agente de desenvolvimento pudesse contribuir, ainda mais, com o desempenho dos municípios em que atuam. Foi promovida uma programação diversificada que incluiu quatro palestras, oficinas e ainda um talk show com os agentes destaque de MS e MT.
A agente municipal de Desenvolvimento, Elainne Peres, representou Dourados no evento e destacou que foi um momento para troca de experiências e de aprendizado. “O programa Cidade Empreendedora é justamente para promover essa troca de experiências entre os municípios, com estudos de casos que deram certo, para que a gestão possa colocar em prática ações positivas para o município”.
Com a duração de 15 meses, o Cidade Empreendedora realiza ações que ajudam a transformar a economia e impulsionar o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Nesse contexto, o agente de desenvolvimento atua junto com o poder público, Sebrae e lideranças locais, auxiliando no processo de implementação e continuidade deste trabalho, além de ajudar também em outros projetos contidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.
De acordo com o gerente da Unidade de Competitividade Empresarial (UCE) do Sebrae/MS, Rodrigo Maia, o encontro irá ajudá-los a melhorar o desempenho dos municípios em que atuam. “O objetivo foi orientar e alinhar as ações do Sebrae e as iniciativas de apoio às micro e pequenas empresas com os principais atores locais de promoção das ações. As melhorias que o município irá alcançar estão ligadas a atuação do agente, ele é a pessoa chave, pois também propaga as iniciativas de integração. Sempre ressaltamos para as prefeituras a importância desse profissional, pois ele ajuda o Sebrae a cumprir a sua missão no desenvolvimento dos municípios”, ressaltou Maia.
O gerente de Conexões Institucionais do Sebrae/MT, Sandro Rossi, explica que o encontro é uma parceria realizada desde 2018, onde é promovida a troca de experiência entre os dois Estados. “É de suma importância trabalhar com essas pessoas porque elas são nosso elo com as cidades para o desenvolvimento local”, pontuou Sandro.
Para promover a participação dos agentes de desenvolvimento dos municípios Cidade Empreendedora em Mato Grosso do Sul, o Sebrae/MS organizou uma caravana para o transporte dos participantes.
Participaram do evento agentes de desenvolvimento que atuam em Dourados, Maracaju, Costa Rica Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Inocência, Jaraguari, Jardim, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.
(Com assessoria. Fotos; Divulgação)