A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) e Secretaria Municipal de Educação (Sejuv), certificou mais 22 jovens Associação Crianças e Adolescentes do bairro Taquaral Bosque pelo curso de Manutenção e Montagem de Computadores e Informática Básica na tarde desta sexta-feira (18).
De acordo com o diretor-presidente da Agetec, Paulo Cardoso, os jovens participaram dos cursos com um professor da Agetec de 07 a 14 de agosto e puderam aprender desde o básico, até como formatar e montar os computadores.
“Os alunos aprenderam tudo nesse curso, inclusive como arrumar os computadores. Eles estavam com vários computadores danificados aqui na Associação que eles mesmo arrumaram e agora vão poder usufruir. Eles vão sair daqui com muito mais que um certificado, mas capacitados para entrar no mercado de trabalho”, ressalta.
Danilo Inácio Ribeiro, de apenas 13 anos, participou do curso de informática básica e conta tudo o que aprendeu. “Quando a gente começou o curso, apenas 10 computadores estavam funcionando, depois que o professor ensinou a gente como montar, desmontar, tirar vírus e formatar, conseguimos que todos voltassem a funcionar”.
O secretário da Sejuv, Maicon Nogueira, destacou a importância de levar os cursos oferecidos pela Prefeitura para os bairros. “Essa tem sido nossa missão. Descentralizar os recursos e levar as comunidades para que todos tenham acesso. Além do curso oferecido aqui, nós disponibilizamos nesses computadores, uma plataforma da Sejuv com mais de 80 cursos em EAD para que eles continuem se capacitando”.
O presidente da Associação, Cícero da Rosa Vilela, agradeceu a parceria entre as Secretarias e as lideranças. “Essas iniciativas são muito importantes para os jovens e toda a região. Atendemos mais de 60 crianças nesse espaço, são várias atividades no contraturno da escola para que possamos preparara-las melhor. Esses cursos vão fazer diferença na vida de cada um”.
No curso os alunos aprenderam sobre os fundamentos essenciais para montar, desmontar e realizar a manutenção básica de computadores, utilizando equipamentos sem uso e que no fim do curso estarão completamente operacionais. Isso inclui o conhecimento dos principais componentes internos do computador, como processador, memória RAM, disco rígido, placa-mãe, fonte de alimentação, entre outros.
Ensino também sobre as técnicas corretas de instalação e configuração dos componentes, bem como a identificação e solução de problemas comuns, como erros de inicialização e mau funcionamento do hardware.
O curso visa capacitar os participantes a montar computadores simples, realizar upgrades e executar tarefas de manutenção básica, tornando-os mais independentes na resolução de problemas relacionados ao hardware de computadores.
Já o curso de informática básica, abrange conceitos e fundamentos para utilização do Word e Excel, apresentando procedimentos simples em microcomputadores e formas de manusear o equipamento.