O dispositivo intrauterino, mais conhecido como DIU, é um dos métodos contraceptivos mais eficientes que existem com uma margem de 99,3% de sucesso, a segurança do dispositivo intrauterino é similar a de uma laqueadura.
O método vem ganhando popularidade aqui no Brasil, mas o que poucas mulheres sabem é que sim é possível colocar o DIU completamente sem custo utilizando o SUS.
O primeiro passo para solicitar a colocação do dispositivo no SUS é bastante simples. Com o cartão do SUS em mãos procure um Unidades Básicas de Saúde e hospitais com atendimento ginecológico e agende uma consulta com um ginecologista da rede pública, chegada a hora é só informar que deseja colocar o DIU.
Mas… o que é o DIU e como funciona?
O significado das siglas DIU é “dispositivo intra uterino” (basicamente, um dispositivo dentro do útero). Ele é um pequeno aparelho de plástico, flexível, em forma de T.
O DIU é inserido cirurgicamente no útero da mulher, e serve para impedir o contato dos espermatozóides com os óvulos, evitando assim uma gravidez indesejada
O DIU não causa infertilidade ou aborto, e a mulher volta a poder engravidar imediatamente após a retirada do dispositivo. Também é muito importante ressaltar que o DIU não dispensa o uso de camisinha, pois ele não previne contra doenças contraídas sexualmente.
Mais informações sobre o DIU? acesse: https://cartaodosus.info/diu-pelo-sus/
(Com assessoria. Foto: Divulgação)