O Portal Minha Saúde, ferramenta desenvolvida em Campo Grande por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), permite que os usuários do Sistema Único de Saúde acompanhem de qualquer lugar, e na palma da mão, o desenvolvimento de suas solicitações, sejam consultas com especialistas, exames ou até mesmo procedimentos cirúrgicos.
Além das solicitações, no portal o paciente também consegue visualizar qual a unidade de referência da região onde ele mora, assim, qualquer dúvida a respeito das requisições, ele poderá ir até o local com a certeza de que conseguirão ajudá-lo.
“É comum vermos casos de pessoas que não conseguem acompanhar a consulta e acabam perdendo o dia agendado, e com o acesso ao portal, ele consegue resolver isso muito mais rapidamente”, explica o coordenador da regulação ambulatorial da secretaria, Daniel Saito.
Ele ainda lembra que há diversas formas de o paciente ser comunicado do agendamento de um procedimento, e dentro do portal também há a possibilidade de ele confirmar ou desmarcar o horário, dando, assim, a possibilidade de outras pessoas que também aguardam na fila.
“A partir do momento que o paciente confirma a presença pelo portal, fica registrado a ciência dele, assim não usaremos de outras formas para comunicá-lo. Em caso de desmarcar a consulta, também é importante que o paciente, além de comunicar, retorne ao médico, caso ainda haja a necessidade da consulta ou do agendamento”, conclui o coordenador.
Para entrar no Portal, o paciente deve acessar o link minhasaude.campogrande.ms.gov.br e realizar o cadastro. Após a confirmação dos dados, todas as informações de agendamentos e solicitações estarão à disposição do paciente.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)