Em Porto Murtinho, nesta sexta-feira (10), o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS participou lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) do município, documento que inclui ações de melhorias voltadas para impulsionar o desenvolvimento local. A iniciativa do Sebrae e Prefeitura Municipal foi desenvolvida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde abril deste ano.
O lançamento do PDE de Porto Murtinho ocorre poucos dias antes do lançamento da pedra fundamental da ponte sobre o Rio Paraguai, obra que será executada pela Itaipu Paraguai e vai ligar o município sul-mato-grossense à cidade paraguaia de Carmelo Peralta e consolida a viabilização da Rota Bioceânica.
“Em Porto Murtinho temos um grande empreendimento que é a Rota Bioceânica. O Sebrae, por meio da elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico, que foi feito junto com toda a sociedade, traz ações que envolvem capacitação e iniciativas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e das empresas, além de ferramentas para que os nossos pequenos negócios consigam aproveitar as oportunidades que surgirão. É o Sebrae, mais uma vez, junto com ao empreendedor para possibilitar o desenvolvimento econômico de Porto Murtinho e do Estado como um todo”, afirmou o titular da Semagro.
Na avaliação do prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, a cidade tem uma grande relevância em Mato Grosso do Sul, por integrar a Rota Bioceânica. O corredor de integração rodoviária, entre os oceanos Atlântico e Pacífico, vai permitir o escoamento da produção para o mercado asiático com competitividade e menor tempo, por isso o município deve se preparar e, de acordo com Nelson, o Plano de Desenvolvimento é uma ferramenta importante que irá ajudar nesse processo.
“Hoje o corredor bioceânico vai trazer muita riqueza, não só para Porto Murtinho, mas também para o Brasil e, graças à parceria com o Sebrae, estamos preparando a cidade e as pessoas para o desenvolvimento. Estamos capacitando a população e os empreendedores para fortalecer o comércio local e aumentar a geração de emprego e renda. Então, o Plano de Desenvolvimento Econômico é de suma importância e vem nos ajudar nesse processo”, destacou o prefeito.
O Plano de Desenvolvimento Econômico de Porto Murtinho é composto por 33 ações voltadas para fortalecer a agricultura familiar, atrair novos empreendimentos, aumentar a autoestima da população, melhorar a arrecadação municipal, além de tornar o município um centro de lazer para o sul-mato-grossense e um centro regional de compras. Na data, as iniciativas foram apresentadas ao público pela secretária municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento, Isabel Fróes, e pela técnica do órgão gestor da Secretaria Municipal de Assistência Social, Josiane Abadie.
As ações elencadas no plano também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora, no município, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e envolve análises e entregas estratégicas para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo. O diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, ressalta que o documento é resultado de um trabalho desenvolvido em conjunto com o poder público e lideranças locais.
“O Sebrae, junto com a prefeitura, sociedade local e representantes das instituições que dinamizam o município, como Associação Comercial e Sindicato Rural, construiu o Plano de Desenvolvimento Econômico. Fizemos uma oficina em que todos pensaram qual seria a melhor estratégia para o desenvolvimento e hoje estamos entregando isso para a população. Vale ressaltar que Porto Murtinho irá passar por uma vasta transformação nos próximos anos e é importante que a população acredite que, tomando atitudes e assumindo o protagonismo, pode contribuir muito para o desenvolvimento da região. O Sebrae estará aqui para auxiliar nesse processo”, pontuou Tito.
Durante a solenidade de lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Porto Murtinho, a vereadora Sônia Ferreira concedeu ao ecretário Jaime Verruck, presidente do CDE do Sebrae MS e titular da Semagro, em nome da Câmara Municipal de Porto Murtinho, o título de Honra ao Mérito pelo trabalho desenvolvido por ele para possibilitar a implementação da Rota Bioceânica.
Também estiveram presentes durante o evento, os conselheiros do CDE do Sebrae/MS Alfredo Zamlutti, presidente da FAEMS, e Marcelo Bertoni, presidente do Sistema Famasul. Além deles, participaram da solenidade o ministro de carreira do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro; Maria Helena Aguilera, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto Murtinho (ACIPOM); Romeu Barbosa, presidente do Sindicato Rural e Élbio dos Santos, presidente da Câmara Municipal.