O Crematório Campo Grande recebeu nesta quinta-feira (09), uma certificação internacional inédita, que o torna o único crematório sustentável no mundo, o LEED na categoria Platinum. Hoje existem cerca de 50 mil projetos com certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design – em português Liderança em Energia e Design Ambiental) em aproximadamente 120 países, dos quais quase 33 mil estão nos EUA.
Durante a cerimônia de entrega do selo, que contou com representantes do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, convidados e imprensa, Felipe Faria, CEO da Green Building Council – GBC Brasil, organização responsável pelo selo LEED no país, destacou o pioneirismo do Crematório Campo Grande. “Esse é um projeto icônico, um empreendimento que vai trazer muita inspiração para o movimento de Green Building ao redor do mundo, tanto que será um dos cases de sucesso em nosso encontro internacional em novembro”, revela.
Já Ricciano Liberalli, da consultoria Petinelli, responsável pela certificação do Crematório Campo Grande, pontuou que a entrega desse selo é motivo de muito orgulho, fruto de uma caminhada desde 2014, quando o projeto começou a ser traçado. “É um empreendimento totalmente sustentável do ponto de vista ambiental, mas, sobretudo, acolhedor e muito bem desenvolvido. O Crematório Campo Grande cumpre os mesmos requisitos que outros empreendimentos com o selo LEED Platinum espalhados em lugares como Dubai e Miami, e, por isso, é hoje um marco mundial”, afirma. O Brasil é o quinto com maior número de construções com o certificado, mas o Crematório Campo Grande coloca o país em um circuito internacional, por ser o primeiro e único em sua tipologia.
Para Alessandra Ribeiro, arquiteta responsável pelo projeto, receber o LEED Platinum é uma grande realização. “Trouxemos o novo, e implantar o novo nem sempre é fácil. Com essa certificação fechamos um ciclo, que deixa como legado a preocupação com o próximo, o cuidado com o meio ambiente, com a cidade e com as pessoas do local”, pontua.
O nível da certificação LEED é definido conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 a 110 pontos. O Crematório Campo Grande ganhou a mais alta delas, sendo condecorada com o nível Platinum. Hoje, apenas 3% dos empreendimentos certificados no mundo todo chegam a esse nível.
Para Nilma Ribeiro, empresária à frente do Crematório Campo Grande, estar nesse grupo tão seleto, coroa um trabalho de 40 anos da Pax Nacional na cidade. Ela revela que a motivação e o desejo de entregar um empreendimento moderno e acolhedor para a Capital foram grandes incentivos nessa caminhada. “Estamos há pouco menos de um ano cumprindo com o propósito de atender da melhor maneira as famílias enlutadas e, mais do que isso, cumprimos uma missão importante para a sociedade: a entrega de um empreendimento sustentável e que será sempre reconhecido mundialmente como o primeiro”, pontua.
Sobre – O Crematório Campo Grande está localizado na Avenida Tamandaré, 6.781, Vila Nasser – em frente ao Cemitério Jardim das Palmeiras. Informações sobre venda de planos e outros serviços oferecidos podem ser obtidas pelo telefone (67) 3361-2940, pelo site http://www.crematoriocampogrande.net ou ainda pelo e-mail contato@crematoriocampogrande.net.
(Com assessoria. Fotos: Divulgação)