Internacional

Perseverance Rover da NASA realiza com sucesso coleta da sua primeira rocha

Robo obterá imagens do tubo de amostra antes de completar o processo de coleta em Marte

Publicado

on

Os dados recebidos no final de 1º de setembro do Rover Perseverance da NASA indicam que a equipe atingiu seu objetivo de extrair com sucesso uma rocha de Marte. As imagens iniciais downlinked após o evento histórico mostram uma amostra intacta presente no tubo após o descaroçamento. No entanto, as imagens adicionais tiradas após o braço completar a aquisição da amostra foram inconclusivas devido às más condições de luz solar. Outra rodada de imagens com melhor iluminação será tirada antes que o processamento da amostra continue.

A obtenção de imagens adicionais antes de prosseguir com o selamento e armazenamento da amostra de rocha de Marte é uma etapa extra que a equipe optou por incluir com base em sua experiência com a tentativa de amostragem do Rover em 5 de agosto. Embora a equipe da missão Perseverance esteja confiante de que a amostra está em o tubo, as imagens em ótimas condições de iluminação confirmarão sua presença.

O Sistema de Amostragem e Cache da Perseverance usa uma broca percussiva rotativa e uma broca de núcleo oca na extremidade de seu braço robótico de 2 metros de comprimento para extrair amostras ligeiramente mais grossas do que um lápis. Dentro da broca durante o descaroçamento está um tubo de amostra. Depois de concluir o descaroçamento de ontem, Perseverance manobrou o descaroçador, a broca e a extremidade aberta do tubo de amostra para obter a imagem do instrumento Mastcam-Z do Rover. O alvo para a tentativa de coleta de amostra foi uma rocha do tamanho de uma pasta pertencente a uma linha de cume que tem mais de 900 metros de comprimento e contém afloramentos rochosos e pedregulhos.

O conjunto inicial de imagens do Mastcam-Z mostrou o final de uma rocha tubular dentro do tubo de amostra. Depois de tirar essas imagens, o rover começou um procedimento chamado “percussão para ingerir”, que vibra a broca e o tubo por um segundo, cinco vezes separadas. O movimento é projetado para limpar a borda do tubo de amostra de qualquer material residual. A ação também pode fazer com que uma amostra deslize para dentro do tubo. Depois que o rover terminou o procedimento percussão para ingerir, ele obteve um segundo conjunto de imagens Mastcam-Z. Nessas imagens, a iluminação é fraca e as partes internas do tubo de ensaio não são visíveis.

Perseverance rover mostra um tubo de amostra com seu conteúdo de rocha tubular dentro. O anel externo cor de bronze é a broca de descaroçamento. O anel interno de cor mais clara é a extremidade aberta do tubo, e dentro está uma amostra de núcleo de rocha um pouco mais espessa do que um lápis. Em uma imagem posterior, a amostra de rocha não estava claramente evidente dentro do tubo. (ASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS)

“O projeto conseguiu sua primeira rocha tubular, e isso é uma realização fenomenal”, disse Jennifer Trosper, gerente de projeto do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia. “A equipe determinou um local, selecionou e extraiu uma rocha viável e cientificamente valiosa. Fizemos o que viemos fazer. Iremos resolver este pequeno contratempo com as condições de iluminação nas imagens e continuaremos encorajados por haver uma amostra neste tubo.”

Comandos conectados ao Rover hoje cedo resultarão em imagens do corer e do tubo a serem adquiridas amanhã, 3 de setembro, em horas do dia em Marte quando o Sol está inclinado em uma posição mais favorável. As fotos também serão tiradas após o pôr do sol para diminuir as fontes pontuais de luz que podem saturar uma imagem. As fotos serão devolvidas à Terra na manhã de 4 de setembro.

Se os resultados desta imagem adicional permanecerem inconclusivos, a equipe do Perseverance ainda tem várias opções para escolher no futuro, incluindo o uso da sonda de volume do Sistema de Amostragem e Cache (localizada dentro do chassi do Rover) como uma confirmação final de que a amostra está no tubo.

O descaroçamento de 1º de setembro é a segunda vez que o Perseverance emprega seu Sistema de Amostragem e Cache desde o pouso na Cratera de Jezero em 18 de fevereiro de 2021.

Mais sobre Perseverance

Um dos principais objetivos da missão do Perseverance em Marte é a astrobiologia, incluindo a busca por sinais de vida microbiana antiga. O Rover caracterizará a geologia do planeta e o clima anterior, abrirá o caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho e será a primeira missão a coletar e armazenar rochas e regolitos marcianos.

As missões subsequentes da NASA, em cooperação com a ESA, enviariam espaçonaves a Marte para coletar essas amostras seladas da superfície e devolvê-las à Terra para uma análise aprofundada.

A missão Mars 2020 Perseverance é parte da abordagem de exploração Lua a Marte da NASA, que inclui missões Artemis à Lua que ajudarão a se preparar para a exploração humana do Planeta Vermelho.

O JPL, que é gerenciado para a NASA pela Caltech em Pasadena, Califórnia, construiu e gerencia as operações do Rover Perseverance. (Com Nasa. Fotos: NASA/JPL-Caltech)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile