Política

Orçamento, PPA e reajuste são aprovados em 1ª votação na ALEMS

Aumento de servidores terá votação final na terça (23)

Publicado

on

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) votaram sete propostas durante a Ordem do Dia desta quinta-feira (18), com matérias importantes ao Estado, como a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estimativa de receita e fixação de despesa no valor de R$ 18,475 bilhões e o Plano Plurianual (PPA).

1ª discussão

Três propostas do Executivo foram aprovadas em primeira discussão após pareceres favoráveis da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e da Comissão de Finanças e Orçamento. O Projeto de Lei 285/2021 aprova a segunda revisão do PPA para o período de 2020/2023. O Projeto de Lei 286/2021 (LOA), que estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2022, também foi aprovado.

O terceiro é o Projeto de Lei 327/2021, que dispõe sobre a revisão geral anual do vencimento-base ou do subsídio e dos eventos, constantes do Anexo desta Lei, que compõem a remuneração dos servidores públicos do Estado.

As três propostas votadas em primeira seguem para análise das comissões de mérito, para então ser votadas em segunda discussão. O Projeto de Lei 290/2021, apresentado pelo deputado Lucas de Lima (Solidariedade), pautado em primeira, foi retirado a pedido do autor, com anuência do plenário.

Acordo de liderança

Por acordo de lideranças foi incluído em pauta da primeira discussão o Projeto de Lei 186/2018, da Defensoria Pública Estadual, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Quadro de Pessoal de Apoio Técnico-Administrativo da Defensoria, no intuito de permitir a contratação de assistentes sociais e psicólogos para atuação em todas as comarcas em que o órgão atende, para reforçar a rede de apoio e combate à violência sexual infantil.

A proposta também pretende iniciar o atendimento específico nas unidades chamadas Fácil – Central de Atendimento ao Cidadão, localizadas em Campo Grande – saiba mais aqui. Aprovada em primeira, a matéria segue à análise das comissões de mérito.

2ª discussão

Em segunda discussão, os deputados aprovaram o Projeto de Lei 319/2021, encaminhado pelo Poder Executivo, que altera a redação de dispositivo da Lei 1.810, de 22 de dezembro de 1997, que dispõe sobre os tributos de competência do Estado. A alteração proposta no projeto isenta do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), em território estadual, os veículos produzidos há mais de 15 anos. Atualmente recebiam a isenção do tributo apenas os veículos fabricados há mais de 20 anos. A proposta segue ao expediente.

Discussão única

De autoria do deputado Paulo Corrêa (PSDB) foram aprovados ainda os Projetos de Resolução 65/2021 e 68/2021. Ambos concedem a Comenda do Mérito Legislativo, respectivamente aos secretários de Estado Ana Carolina Araújo Nardes e Eduardo Ridel. As matérias seguem para promulgação.

O presidente Paulo Corrêa convocou os deputados para uma nova reunião para nova discussão dos projetos enviados pelo Governo. (Com assessoria. Foto: Reprodução)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile