Oficinas, encontros e arraial com temática de “Nhô Moinho” prometem agitar a cidade de Corumbá, município a 427 quilômetros de Campo Grande, desta quarta-feira (17) até sábado (20). O evento será realizado no Instituto Moinho Cultural e integra a programação dos 20 anos da política nacional de Cultura Viva. A festa é uma comemoração pela entidade ter sido reconhecida pelo Minc (Ministério da Cultura), como Pontão de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Para falar de cultura, este ano o arraiá, típico da cidade, está com o tema “Nhô Moinho” com o objetivo é falar através da arte sobre a importância da biodiversidade, também influenciada pela consciência sobre as queimadas no Pantanal.
Márcia Rolon, diretora e fundadora do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, destacou que a intenção, além de incentivar a produção artística regional, é estabelecer conexões entre os diferentes tipos de arte e desenvolvimento. “Queremos ser essa ponte”, comenta.
Segundo ela, a nova política pública da cultura é garantir o acesso de todo, promover a diversidade cultural e incentivar a produção artística em todo o país.
O programa Cultura Viva, em particular, destaca-se por seu foco em reconhecer e apoiar iniciativas culturais comunitárias, ampliando a rede de Pontos de Cultura e fortalecendo a cultura local.
A coordenadora geral do Comitê de Cultura de Mato Grosso do Sul, Fernanda Teixeira ressalta que descentralizar a cultura é crucial para garantir que todos tenham acesso a manifestações culturais ricas e diversas, independentemente de sua localização geográfica.
“Levar eventos como o Diálogos Culturais para o interior e pequenas cidades é uma forma de democratizar o acesso à cultura, promover a inclusão social e valorizar as tradições locais”.
Agenda:
– Oficina “O corpo que habitamos”
Data: 17 a 19 de julho
Horário: das 10h às 13h (com intérprete de Libras)
Entrada: gratuita
Oficina gratuita de dança terá 20 vagas disponíveis. Objetivo é oferecer aos participantes ferramentas de conhecimento sobre o uso do próprio corpo. Não precisa ter experiência para participar. Curso vai trabalhar espacialidade, gravidade e suspensão, ritmo, coordenação, intenções de movimento, memória e improvisação.
– Diálogos Culturais
Data: 20 de julho
Horário: a partir das 9h
Entrada: gratuita
Encontro vai discutir a Nova Política Pública da Cultura, feitas pelos programas do Ministério da Cultura e qual importância das atividades do Comitê de Cultura, Cultura Viva A entrada também é gratuita.
– Festa Nhô Moinho
Data: 20 de julho
Horário: 18h
Entrada: R$ 10,00
Evento contará com 10 barraquinhas de comidas típicas espalhadas pelo espaço, a festa também terá a dupla sertaneja Júlia e Renato para embalar a noite. A Quadrilha Chama Caipira, vencedora do concurso do Arraial do Banho de São João de Corumbá 2024, e a Quadrilha Salesianos, integram a programação da noite.
A Cia de Dança do Pantanal e Orquestra de Câmara do Pantanal, integram a programação. Eles apresentarão o espetáculo “Janela do Dia” e Forró do Meio do Dia, respectivamente.
Entrada pode ser adquirida da recepção do Instituto Moinho Cultural, localizada na Rua Domingos Sahib, 300.