Durante três dias (16 a 18 de novembro), Mato Grosso do Sul promoveu seus destinos turísticos no evento no AdventureELEVATE, que aconteceu no Arizona, Estados Unidos. Estiveram presentes 29 países, 250 participantes, 50 compradores e 15 jornalistas especializados, num evento que contou com sessões de discussões de assuntos de relevância do setor de turismo de aventura. MS foi o único destino brasileiro presente.
Realizado pela ATTA (Adventure Travel Trade Association), uma das mais importantes associações de turismo de aventura do mundo, o evento também organizou reuniões sobre os destinos e debates importantes como a construção de relacionamento com fornecedores de turismo responsável, clima e a adesão dos destinos na agenda de carbono livre.
Além da divulgação do Mato Grosso do Sul durante almoço no último dia do evento, com a exibição do vídeo da nova campanha promocional ‘Desbravador de Destinos’ (intitulado ‘The Pathfinder’ para o público internacional), e do destaque no lobby e nas peças de comunicação durante todos os dias do evento, houve ainda uma apresentação institucional de como funcionam os tours para se aproveitar as belezas naturais e atrativos do Mato Grosso do Sul. Também foram apontamos os projetos consolidados de gestão responsável de destinos, bem como nossas recentes iniciativas rumo a ser o 1º estado a neutralizar a emissão de carbono no Brasil.
Segundo a diretora de Promoção e Mercado da Fundação de Turismo de MS, Karla Cavalcanti, “o destino foi recebido com muito interesse, principalmente por conta do momento, já que os Estado Unidos não têm mais necessidade de visto para o Brasil”, explica.
A prefeitura de Bonito também se fez presente no evento com a participação de Juliane Salvadori, secretária de Turismo do município, reforçando o impacto da ação que divulgou regiões turísticas como Bonito – Serra da Bodoquena, Pantanal, Campo Grande – Caminho dos Ipês e Cerrado Pantanal.
Mercado norte-americano
Segundo o anuário estatístico de turismo do Ministério do Turismo (2020, ano base 2019), os Estados Unidos são o maior emissor norte-americano de turistas para o Brasil. E de acordo com o Anuário 2020/2019 – Dados Turísticos do Turismo, do Observatório do Turismo de MS, os Estados Unidos são o maior emissor de turistas (via aérea) para os destinos de Mato Grosso do Sul.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)