Administração Pública

Mirando a prestação de serviço de excelência, Semadesc estimula qualificação e aprimoramento de seus servidores

Segundo Edson Gênova, a expectativa é de que os servidores da Semadesc superem as metas de 40h e 60h até dezembro de 2023.

Publicado

on

Os 128 servidores da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) foram orientados e estimulados a participarem de cursos de 40h e de 60h ao longo do ano de 2023 para qualificação e aprimoramento do desempenho de suas funções e atribuições.

Com um engajamento de 100% do quadro de funcionários, a medida, prevista no PADES (Plano Anual de Desenvolvimento dos Servidores) da Semadesc, envolve desde os técnicos da assessoria de gabinete e secretarias executivas, aos funcionários administrativos, serviços gerais, estagiários e mirins.

“Nossa secretaria já é responsável pela promoção e viabilização da qualificação profissional para atender às demandas de um mercado de trabalho que se encontra em plena transformação em Mato Grosso do Sul. Nada mais coerente e necessário que incentivemos todo o nosso quadro de servidores a buscar outros conhecimentos para o aprimoramento de suas funções e atribuições, a fim de prestarmos um serviço de excelência para todo e qualquer cidadão que necessitar de nosso trabalho. E isso envolve do serviço mais ‘simples’, ao mais complexo”, afirma o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.

Um dos exemplos é a servidora Simone Aparecida de Moraes Teixeira, responsável pela Copa da Semadesc. Aos 52 anos, natural de Corumbá, ela optou por fazer dois cursos: Atendimento ao Público e Manipulação de Alimentos, mas acabou ganhando mais um de brinde. “Eu nunca havia mexido no computador antes e para eu fazer esses cursos, precisei aprender a ligar, digitar, mexer no mouse. Como a Juçara me ajuda e me incentiva a fazer os cursos, ela acabou me ensinando uma coisa a mais, que é mexer no computador”, conta Simone.

Simone (à direita) faz as aulas de Atendimento ao Público e Manipulação de Alimentos com o auxílio de Juçara Goes

Juçara Goes Paes é assessora da Superintendência de Administração e Finanças da Semadesc e coordenadora do PGDI na secretaria.

Ela foi a responsável pela orientação sobre os cursos disponíveis na EscolaGov e outras instituições conveniadas ao Governo do Estado que atenderiam às metas de capacitação acordadas no PGDI de cada servidor, de 40h e de 60h, dentro de sua área de atuação.

Aos 64 anos, Juçara está concluindo pós-graduação em Direito Público. “Estou finalizando essa pós. Agora só está faltando entregar o Projeto final. Dos cursos extras estou finalizando comunicação e Expressão”, comemora.

O Superintendente de Administração e Finanças da Semadesc, Edson Milton Gênova, lembra que a implementação do PADES na secretaria é uma ação do Contrato de Gestão, para gerir a demanda de desenvolvimento do servidor no ano de 2023.

“Em nosso quadro de servidores temos pessoas com formação acadêmica, especialização, mestrado e doutorado. Contudo, propor a realização de capacitação ou atualização de conhecimento, torna-se uma ferramenta estratégica de benefícios tanto para o servidor no desenvolvimento da função como também na esfera pessoal curricular”, explica.

Segundo Edson Gênova, a expectativa é de que os servidores da Semadesc superem as metas de 40h e 60h até dezembro de 2023. “Essa é uma oportunidade voltada para o reconhecimento e valorização do servidor. Acreditamos no sucesso desse projeto que agregará à qualidade dos serviços públicos, maior grau de eficiência, eficácia e aumentará a celeridade das entregas e resultados da Semadesc ao cidadão usuário”, finaliza.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile