Economia

Michelin lança pneu sem ar e a prova de furos com promessa de revolucionar mercado

Protótipo Uptis oferece maior segurança e menor impacto ambiental

Publicado

on

A Michelin lançou oficialmente seu novo protótipo de pneus que promete revolucionar o mercado consumidor. O Uptis, nome dado ao novo produto, é a prova de furos e com tecnologia que reduz o impacto ambiental, já que possui maior durabilidade.

Com design vazado nas laterais, o pneu é feito de borracha regular e fibra de vidro. Segundo a fabricante, a novidade está na resistência a furos e não queda de pressão, além do fato dos danos laterais serem nulos. Sem imprevistos, como por exemplo, em viagens, o pneu promete ser mais seguro e de fácil reaproveitamento.

Projeto feito com a GM

O novo pneu que roda sem ar foi anunciado pela Michelin em parceria com a General Motors. O projeto teve início em 2017, e os primeiros testes começaram em 2019. Agora, as empresas divulgam as primeiras imagens, com os pneus instalados no hatch elétrico Chevrolet Bolt. Com os recentes avanços, a Michelin prevê, assim, o início das vendas para 2024.

Bridgestone quer ser pioneira

Assim como no mercado de carros, há uma disputa acirrada entre as gigantes de pneus. E, nesse sentido, outras marcas também estão correndo para lançar um modelo que roda sem ar. A japonesa Bridgestone, por exemplo, apresentou em 2020 seu pneu sem ar para bicicletas no Japão, com estreia (atrasada pela pandemia) nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

A fabricante quer ser pioneira com o seu modelo, e vai lançar os primeiros pneus sem ar para veículos comerciais. Somente depois a Bridgestone vai ampliar a oferta para os carros de passeio. Isso deve ocorrer até 2023, antes, portanto, da francesa Michelin. De toda forma, os novos pneus sem ar nunca estiveram tão perto de chegar às ruas. (Com Estadão Conteúdo. Foto: Reprodução)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile