Espaço para exercitar o pensamento, a criatividade e a inovação, onde professores das redes públicas de ensino de Mato Grosso do Sul poderão elaborar materiais pedagógicos e levar esse conhecimento para as salas de aula. Este local é o Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica, o LabCrie, inaugurado nesta quinta-feira (28) em Campo Grande pelo Ministério da Educação (MEC).
Instalado no Centro de Formação e Pesquisa Professora Mariluce Bittar, no bairro Arnaldo Estevão de Figueiredo, o 1° LabCrie do Brasil foi inaugurado em Mato Grosso do Sul pelo ministro da Educação, Victor Godoy. O governador Reinaldo Azambuja prestigiou o evento e destacou a importância do uso das tecnologias para a formação de professores e alunos, principalmente daqueles das redes públicas de ensino.
“Criar um laboratório de inovação e conectividade e dispor isso às redes de educação do Estado e dos municípios para treinar e formar mão de obra qualificada significa mais aprendizado para aqueles que ensinam, que são os professores. Formar mão de obra que pensa em inovação e criatividade também é deixar o ensino mais atrativo para os alunos”, destacou Reinaldo Azambuja.
Durante a solenidade, o ministro ressaltou a importância da nova ferramenta de ensino para o desenvolvimento da educação básica, principalmente depois da pandemia de covid-19, que atrapalhou a oferta do ensino em todo o País. Ele ainda afirmou que o objetivo de sua gestão à frente do MEC é recuperar a aprendizagem das crianças brasileiras.
“Tivemos uma pandemia que durou praticamente dois anos com escolas fechadas e muita dificuldade de todos os gestores de conduzir as atividades educacionais, e os efeitos disso estão sendo observados e sentidos neste momento. Os dados que a gente tem coletado mostram que teremos um enorme desafio pela frente. Então, o objetivo é esse: cuidar da recomposição e da recuperação das aprendizagens, trazendo inovação e tecnologia para nossa educação”, pontuou o ministro.
LabCrie
Iniciativa do MEC, o primeiro LabCrie do Brasil será conduzido em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP).
O principal objetivo do laboratório é apoiar a implantação de espaços dinâmicos dedicados à formação continuada de professores da rede pública de ensino em inovação e tecnologias educacionais, onde eles se sintam à vontade para experimentar novos equipamentos, plataformas digitais e metodologias inovadoras que permitam desenvolver as competências necessárias para gerar inovação nas suas práticas pedagógicas.
Os 26 estados e o Distrito Federal vão receber estruturas semelhantes, visando a promoção dos ecossistemas de inovação.
Autoridades
Acompanharam a agenda do MEC em Campo Grande a secretária de Estado de Educação, Cecília Motta, e o adjunto da pasta, Édio Resende; o senador Nelsinho Trad; e o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, entre outras autoridades.