Mato Grosso do Sul irá solicitar a terceira dose contra a Covid-19 para idosos a partir de 60 anos. O pedido será feito após a Secretaria de Estado de Saúde (SES) enviar ao Ministério da Saúde um estudo realizado pela SES, que comprova a necessidade do reforço em pessoas a partir desta idade.
“A partir do nosso levantamento, vamos encaminhar essas informações para o Ministério da Saúde e outras Instituições como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), solicitando o reforço de vacinas para o Estado para este processo de terceira dose”, explicou o secretário de Saúde, Geraldo Resende.
O levantamento revelou que de fevereiro a maio de 2021, o grupo adquiriu imunidade contra o vírus. No entanto, depois desse período houve aumento no número de casos e de óbitos para este grupo específico.
Para o secretário, o fato do Estado ter bons índices na vacinação e criar um cinturão sanitário na fronteira, oferece base suficiente para colher dados consolidados relativo à imunidade dos idosos.
“Não tenho dúvidas que Mato Grosso do Sul tem sido referência para o país e se mostrando um Estado avançando neste enfrentamento à Covid-19 e fará mais uma vez história no país”, acrescentou.
O estudo mostrou também que a idade é um fator de risco independente para o agravamento da Covid-19, no qual, o sistema imunológico responde menos à produção de anticorpos.
Ou seja, uma pessoa a partir de 60 anos tem duas vezes mais risco de hospitalização ou óbito por Covid-19 em relação a uma pessoa mais jovem. E a situação progride conforme o aumento da faixa etária.
(Com assessoria. Fotos: Divulgação)