Está definida a delegação que representará Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2022.
Ao todo, 202 estudantes-atletas sul-mato-grossenses, de 12 a 14 anos de idade, estarão no Rio de Janeiro (RJ), cidade-sede da competição entre os dias 1º e 15 de novembro. A equipe estadual é organizada e coordenada pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
Os JEBs deste ano serão realizados em 17 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol, wrestling (luta olímpica) e xadrez. A novidade para essa edição é a inserção de modalidades demonstrativas como o surfe, skate e o breakdance.
Além dos 202 atletas, Mato Grosso do Sul terá 35 técnicos, nove auxiliares técnicos, nove oficiais e dois fisioterapeutas, totalizando 257 pessoas.
A Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), que organiza o evento, estima a participação de oito mil pessoas entre árbitros, técnicos, delegados de quadra, colaboradores em geral e estudantes-atletas de todas as 27 unidades federativas.
As disputas na Cidade Maravilhosa serão em blocos. Os atletas de basquetebol, futsal, ginástica artística, judô, karatê, taekwondo, vôlei de praia e xadrez são os primeiros a entrarem em ação, de 2 a 7 de novembro.
O tênis de mesa será realizado de 6 a 8. Entre os dias 9 e 14 de novembro, será a vez do ciclismo, ginástica rítmica, natação, atletismo, badminton, handebol e voleibol. Já o wrestling terá lutas de 10 a 12 de novembro.
“Disputar os JEBs é um sonho para qualquer atleta, ainda mais no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, onde ocorreram as Olimpíadas de 2016. Mais do que competir e ir em busca de vitórias, nossos atletas terão uma rica vivência esportiva, que, sem dúvidas, vão guardar na memória pelo resto da vida”, destaca o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)