Marçal Filho (PSDB) foi eleito neste domingo (6), em primeiro turno, prefeito de Dourados. A vice-prefeita eleita é Gianni Nogueira (PL).
Com 100% das urnas apuradas por volta das 18h11min, teve 60.418 mil votos, o que corresponde a 50,05% dos votos válidos e foi declarado vencedor pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS). O segundo colocado, Alan Guedes, do PP, teve 34.027 mil votos, o equivalente a 28,19%.
Biografia
Marçal Gonçalves Leite Filho, conhecido como Marçal Filho, é empresário, advogado e ex-deputado federal e ex-deputado estadual. Foi vereador de Dourados por dois mandatos (1992 e 2016). Marçal é locutor e proprietário da rádio 94 FM em Dourados.
Campanha
A campanha do ex-deputado estadual e radialista Marçal Filho para a prefeitura de Dourados foi marcada pela ausência do candidato em debates locais, gerando críticas na imprensa local e regional.
Nas pesquisas, liderou a intenção de votos e obteve apoio de 9 partidos (Cidadania, PL, União, MDB, PSD, Pode, Republicanos, PSB e Solidariedade). Na TV e Rádio, Marçal teve o maior tempo no horário eleitoral gratuito entre os candidatos, totalizando 5min55.
Propostas
Sucinto, o Plano de Governo do candidato tem entre as propostas a ampliação de vagas nos Centros de Educação Infantil, implantação de programas que visam auxiliar alunos com dificuldades de aprendizagem e inclusão de alunos com deficiência.
Na área da saúde, Marçal propõe a construção de novas UPAs, valorização de profissionais e fortalecimento da Policlínica de Atendimento Infantil.
As propostas abrangem, ainda, implantação de novas vias, melhoria nas estruturas de parques e implementação de programa de regularização fundiária.