O Rio Paraguai atingiu o maior nível nos últimos cinco anos nesta segunda-feira (26). De acordo com a régua de medição monitorada pela Marinha de Ladário, a 426 quilômetros da Capital, a principal bacia do Pantanal atingiu 4,02 metros de altura.
Conforme apurado pela reportagem, a última vez que alcançou algo semelhante foi em 2019, com nível máximo de 3,92 metros no mês de julho. No ano seguinte, não passou dos 2,10 metros e, em 2021, registrou até 2,94 metros.
Desde janeiro, o nível do afluente voltou a subir e, em meados de abril, passou dos 3 metros. No acumulado semestral, o rio subiu cerca de 3,70 metros em 2023. Segundo o pesquisador da Embrapa Pantanal, Carlos Roberto Padovani, o regime de chuvas intensas é o que determina a alta, considerada histórica.
“Este ano as chuvas atrasaram bastante; então, outubro, novembro e dezembro quase não choveu; começou, e muito, em janeiro, fevereiro, março e até abril”, disse o pesquisador.
Maior marca – De acordo com o Boletim de Alerta Hidrológico publicado pelo SGB-CPRM (Serviço Geológico do Brasil) mostra que a última super-cheia aconteceu em maio de 1905, onde os índices superaram a marca de 6,62 metros.