Na 36ª sessão ordinária, o vereador Laudir Munaretto (MDB) solicitou a realização de cursos de capacitação para os profissionais da rede pública de ensino a fim de prepará-los para detectarem sinais de violência física, psicológica e sexual contra crianças e adolescentes.
A violência infantil acontece em todas as classes sociais, por isso é necessário estabelecer políticas públicas e mecanismos que impeçam o crime, tendo em vista que as vítimas não possuem a iniciativa de denunciar e alguns responsáveis não conseguem identificar os sinais de abusos.
A escola tem um papel fundamental na rede de proteção e combate aos abusos infanto-juvenis, sendo o espaço onde as crianças e adolescentes são inseridas cotidianamente na presença de adultos responsáveis e fora do círculo familiar.
“A identificação de sinais nesses locais é mais fácil porque é possível notar a mudança de comportamento das vítimas de violência, por isso é imprescindível que os educadores estejam capacitados para identificar possíveis sinais”, explicou o vereador Laudir.
O documento foi endereçado ao prefeito Alan Guedes; ao secretário de Governo e Gestão Estratégica, Wellington Henrique Rocha de Lima; à secretária de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes; e à secretária de Assistência Social, Daniela Weiler Wagner Hall.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)