A maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul foi palco da etapa coletiva dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2021. Dourados recebeu, entre os dias 7 e 12 setembro, mais de 250 atletas entre de 12 a 14 anos para disputa no basquetebol, futsal, handebol e voleibol. A competição é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), com apoio da Companhia de Gás do Estado (MSGÁS).
Para Rui Pires dos Santos, diretor-presidente da MSGÁS, o esporte é uma ferramenta importantíssima de transformação social, de geração de oportunidade e mudança de vida. “Apoiar os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul é uma alegria imensa para a Companhia. Temos o privilégio de contribuir para que crianças e adolescentes dos 79 municípios do Estado possam competir com dignidade e em alto nível, colocando MS como destaque nacional no esporte escolar”, frisou.
O evento escolar-esportivo reuniu 251 alunos-atletas, de 15 municípios: Amambai, Anastácio, Aquidauana, Aral Moreira, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Ivinhema, Maracaju, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante e Três Lagoas. As equipes vencedoras poderão representar Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que ocorrerão de 29 de outubro a 5 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ), com organização da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), junto à Secretaria Especial do Esporte.
“Os Jogos Escolares neste ano têm sabor especial, um sentimento de felicidade após tantos dias em meio às restrições impostas pela Covid-19 e esperança pelo fim da pandemia. A gente sabe que a garotada esperou bastante tempo e agora pode retornar com total segurança, tranquilizando também os pais e técnicos”, pontua o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.
Em 2020, a MSGÁS (Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul) realizou uma chamada pública de patrocínios para projetos de esporte e cultura do Estado. Foram contempladas três entidades, dentre elas a Fundação de Desporto e Lazer do Mato Grosso do Sul (Fundesporte). A entidade recebeu um repasse no valor de R$ 200 mil, com o objetivo de melhorar as condições para a prática desportiva de alunos do Mato Grosso do Sul, sendo assim, foram adquiridos materiais esportivos para esportes coletivos para meninos e meninas na faixa etária de 12 a 17 anos e também para os Jogos Escolares da Juventude.
Incentivo – O valor foi repassado para a Fundesporte em 29 de dezembro de 2020, por se tratar de recursos provenientes de incentivo fiscal via Imposto de Renda da própria Companhia.O projeto foi selecionado por meio de chamada pública no site da MSGÁS e posteriormente uma banca de avaliação selecionou as propostas enviadas. Foram 17 inscritas e destas, três se encaixavam nos critérios da seleção, todas elas contando com aprovação prévia do Governo Federal.
Inscrições – O edital para seleção de novas instituições em 2022 está aberto. Podem se inscrever projetos sociais, culturais e esportivos de todo o estado para destinação de recursos de incentivo fiscal da MSGÁS. De acordo com o Edital de Seleção Pública de Projetos para 2022 as propostas podem ser enviadas até o próximo dia 15 de setembro. “O objetivo é democratizar o acesso aos recursos disponíveis para o incentivo de ações nas áreas da cultura, educação, esportes, meio ambiente, saúde e demais previstos nas Leis de Incentivos Fiscais e correlatas, no Estado de Mato Grosso do Sul.. Tais ações estão em consonância com a missão e os valores da MSGÁS, que visam contribuir para o desenvolvimento do Estado, preservar a vida, disseminar e fomentar a consciência ambiental e social”, pontua Rui.