Cotidiano

Janeiro registrou chuvas abaixo da média histórica em grande parte do Estado

Aacumulados ficaram abaixo da média histórica na maior parte do Ms

Publicado

on

No mês de janeiro as chuvas foram irregulares e enquanto os acumulados ficaram abaixo da média histórica na maior parte do Estado, em algumas regiões as precipitações superaram a média climatológica. 

Conforme balanço divulgado pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima as chuvas ficaram abaixo da média histórica (valores abaixo de 75%) em grande parte dos municípios, principalmente nas regiões pantaneira, e porção centro-sul das regiões centro-norte e sudoeste do estado, com chuvas acumuladas que variam entre 0 – 150 mm. 

A coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes explica que essa situação ocorreu devido a atuação de massas de ar seco e quente (bloqueios atmosféricos). Por outro lado, nos municípios da região leste observou-se chuvas acima da média climatológica, com valores que variaram entre 150 a 300 mm devido a passagem de perturbações atmosféricas, aliado ao transporte de umidade e aquecimento diurno”. 

Levantamento do Cemtec com base nos dados das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Semagro, mostram os acumulados de chuva registrados em Mato Grosso do Sul. “Observa-se que 9 municípios apresentaram chuvas acima de 100 mm. Porém, houve municípios que observou-se chuvas abaixo de 50 mm”. 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile