Com o aumento de casos de síndromes gripais, o município de Itaporã antecipou o início da aplicação das doses, que acontecerá em todos os públicos-alvo da campanha ao mesmo tempo diferente do que aconteceu nos anos anteriores onde a campanha acontecia por etapas.
Todos desse público poderão buscar as unidades de saúde (ESFs de Itaporã) a partir de terça-feira.
Vale lembrar que os grupos prioritários são pessoas com mais de 60 anos; adolescentes em medidas socioeducativas; caminhoneiros; crianças de 6 meses a 5 anos (completos); forças armadas; forças de segurança e salvamento; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência; pessoas com comorbidades; população privada de liberdade; povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas; professores; profissionais do transporte público; profissionais portuários; profissionais do sistema de privação de liberdade e trabalhadores da saúde.
Um lembrete muito importante é que, diferente do que muitos imaginam, a vacina da gripe pode ser aplicada juntamente com a da Covid-19, então não há motivo para não receber um dos dois imunizantes. A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra três formas diferentes de gripe.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)