Internos do presídio de Bataguassu recebem mutirão de saúde ocular
A ação resultou no atendimento de todos os 144 internos da unidade, reafirmando o compromisso do sistema prisional com a promoção da saúde e da dignidade dos custodiados.
Um mutirão oftalmológico voltado para a saúde ocular de sua população carcerária foi realizado no EPB (Estabelecimento Penal de Bataguassu), nesta quinta-feira (28.11). A ação resultou no atendimento de todos os 144 internos da unidade, reafirmando o compromisso do sistema prisional com a promoção da saúde e da dignidade dos custodiados.
Os atendimentos foram realizados pelo oftalmologista Dr. Danilo Boscoli, do município de Bataguassu, que conduziu avaliações individualizadas de cada interno. Esta iniciativa teve como principal objetivo reduzir a necessidade de escoltas externas para consultas oftalmológicas, aumentando a segurança e a eficiência do sistema penitenciário.
Promovida pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), a iniciativa integra um esforço contínuo para garantir o acesso à saúde dos reeducandos. A Diretoria de Assistência Penitenciária, por meio da Divisão de Saúde, coordena estas ações, que buscam levar serviços essenciais diretamente às unidades penais.
Além de otimizar recursos e a logística do sistema prisional, a atividade reforça a qualidade de vida e o respeito aos direitos básicos dos internos. “A saúde é um direito de todos, e ações como esta fortalecem o papel humanizador do sistema penitenciário”, destacou o diretor do EPB, Luiz Fernando da Silva Jesus.
De acordo com a diretora da DAP, Maria de Lourdes Delgado Alves, essas iniciativas têm impacto positivo tanto para os custodiados quanto para a administração do sistema, promovendo um ambiente mais seguro e organizado. “A Agepen segue empenhada em expandir esses atendimentos e assegurar que os internos recebam assistência adequada durante o período de privação de liberdade”, finalizou.