Agosto, mês em que se comemora o Dia Nacional do Voluntariado, foi escolhido para centralizar uma das mais relevantes atividades promovidas pelo Instituto InterCement, responsável pelas estratégias de investimento social privado da InterCement Brasil, uma das principais produtoras de cimento do País: o Dia do Bem Fazer. Em sua 16ª edição, neste ano o evento englobará 25 ações em 13 municípios, beneficiando mais de 25 mil pessoas.
O Dia do Bem Fazer de Bodoquena, que acontece no próximo sábado (24), das 8 às 12 horas, tem como objetivo a reforma das instalações do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS (Rua Manoel de Pinho, 204), com a correção de infiltrações, reparos hidráulicos, adequação de piso, forro, manutenção de equipamentos e pintura de todo o prédio. O projeto vai beneficiar cerca de 1.500 famílias do município atendidas nessa instituição pública.
Realizado desde 2009, o Dia do Bem Fazer é o maior evento de voluntariado do Instituto e, além de integrar a agenda de investimento social da InterCement Brasil, também é um convite à prática cidadã e à celebração do trabalho voluntário coletivo. Representantes da população, juntamente com os colaboradores da companhia e de empresas parceiras, desenvolvem planos de ação orientados à superação de desafios sociais. Em 2023, o evento engajou 3.578 voluntários na execução de ações em 17 municípios, que beneficiaram aproximadamente 30 mil pessoas com investimentos de cerca de R$ 1.250.000,00.
A atuação do Instituto InterCement integra a jornada ESG da companhia, que tem o voluntariado como um dos pilares estratégicos de desenvolvimento das suas ações. Na visão da InterCement Brasil, o trabalho voluntário é uma oportunidade para que colaboradores diretos e indiretos, assim como amigos e familiares, contribuam para o desenvolvimento comunitário dos municípios em que estão inseridos, valorizando, reconhecendo, apoiando e fortalecendo iniciativas sociais.
“As pessoas estão no centro de todas as nossas ações e o Dia do Bem Fazer se alinha ao propósito da companhia de construir e entregar o bem a cada dia, para que todas e todos tenham vidas melhores”, afirma o diretor do Instituto InterCement e da área de Pessoas da InterCement Brasil, José Caires. Segundo ele, a iniciativa não apenas gera impacto positivo para as pessoas beneficiadas, mas também é uma oportunidade de desenvolvimento para quem pratica a ação. “Acreditamos que podemos trabalhar em parceria para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável, por dias melhores, em um mundo mais equilibrado e digno para todas e todos”, destaca.
Para 2024, a expectativa é que os investimentos nos projetos totalizem cerca de R$ 1,2 milhão. Para os interessados em conhecer melhor as iniciativas, fazer doações e/ou participar de trabalho voluntário, basta acessar https://www.diadobemfazer.com.br
Sobre o Instituto InterCement
O Instituto InterCement, criado em julho de 2015, é responsável pelas estratégias de investimento social privado da InterCement Brasil, desenvolvendo, em conjunto com os municípios, iniciativas que visam a apoiar as potencialidades locais, contribuindo para o desenvolvimento comunitário. Todas as iniciativas sociais buscam o equilíbrio econômico, social e ambiental, além de promover o fortalecimento dos vínculos comunitários. A articulação em cada cidade se dá através dos Comitês de Desenvolvimento Comunitário (CDCs), que contam com representações do Poder Público, da sociedade civil e de empresas. A principal aspiração do Instituto é “fazer diferente e fazer a diferença”.
Sobre a InterCement Brasil
A InterCement Brasil é uma das líderes na produção de cimento no país e referência na utilização de combustíveis alternativos em seu processo de fabricação, contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa e para a sustentabilidade ambiental.
A empresa iniciou suas operações em 1974, em Apiaí (SP). Hoje conta com 15 unidades produtivas distribuídas por nove estados: Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. A companhia atende clientes de diversos segmentos, do pequeno varejo até grandes obras e indústrias, por meio das marcas de cimento Cauê, Goiás e Zebu. Operar de forma segura e responsável, respeitando os seus valores e princípios, é uma de suas premissas. Por meio de iniciativas de mobilização social, voluntariado, projetos estruturantes e negócios de impacto, a companhia realiza o seu investimento social privado com foco no desenvolvimento das comunidades nas regiões onde atua.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)