Economia

Indústria de MS bate recorde em produção no mês de maio

Pesquisa revela melhor resultado desde 2010, com 84% da empresas industriais confiantes no crescimento econômico

Publicado

on

A produção industrial do estado alcançou em maio de 2021 o melhor resultado já registrado para o mês em toda a série histórica iniciada em 2010, de acordo com sondagem industrial realizada pela Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (FIEMS).  O levantamento realizado entre os dias 1.º e 14 de maio junto a 55 estabelecimentos, mostra que 84% das empresas industriais do estado apresentaram estabilidade ou aumento na produção (53% delas com produção estável e 31% com crescimento).

“Comparando com o mesmo mês do ano passado, essa participação foi superior em 23 pontos percentuais. Com esse desempenho, o índice de evolução da produção fechou maio de 2021 com crescimento de 9,7 pontos na comparação com igual mês do ano anterior e de 4,7 pontos sobre a média histórica obtida para o mês”, detalhou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da FIEMS, Ezequiel Resende.

Além disso, a utilização da capacidade instalada foi a mais alta para o mês de maio nos últimos sete anos. “Em maio, 71% dos respondentes disseram que a utilização da capacidade instalada ficou igual ou acima do usual para o mês, resultado 29 pontos percentuais maior que o verificado no mesmo mês do ano passado. Já o patamar médio de utilização da capacidade total ficou em 72%, indicando aumento de 6 pontos percentuais em relação a maio de 2020. Por fim, o indicador de utilização efetiva em relação ao usual fechou o mês de maio em 46,9 pontos, resultado 6,1 pontos acima da média histórica obtida para o mês”, informou.

Expectativas para os próximos seis meses

Ainda conforme a pesquisa, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) alcançou em junho a marca de 63,4 pontos, indicando aumento de 3,3 pontos sobre o mês anterior e de 9,9 pontos em relação à média histórica obtida para o mês. “A melhora na confiança deve-se, sobretudo, ao maior otimismo do empresário com os próximos seis meses. Somada também a percepção de que a economia está se recuperando, principalmente pela avaliação feita em relação às condições atuais. Ou seja, houve uma melhora na percepção em relação ao atual ambiente econômico.

Por fim, Ezequiel Resende reforçou que em junho 56,3% dos empresários se mostraram confiantes e acreditam que o desempenho da economia brasileira vai melhorar. Já em relação à economia estadual, o resultado ficou em 47,3% e, no caso da própria empresa, 60% dos respondentes confiam numa melhora do desempenho apresentado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile