A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul) marcou presença no “1º Encontro de Educação Sanitária – Educar para Prevenir”, que aconteceu em Brasília, entre os dias quarta (3) e sexta (5).
Promovido pelo Proesa, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o evento contou com a participação de mais de 1.500 pessoas, entre servidores do Mapa e de outros ministérios, órgãos estaduais de defesa agropecuária, instituições de ensino e pesquisa, além de representantes do setor produtivo e da sociedade.
O evento teve como objetivo promover a articulação multi-institucional e multidisciplinar, atualização e capacitação técnica em educação sanitária, em especial quanto ao uso de metodologias ativas nas atividades educativas, e promoção de ambiente de troca de saberes e experiências.
Durante os três dias do evento, foram abordados temas como implementação de políticas públicas, metodologias ativas, rodas de conversa sobre vivências e experiências no Brasil, como promover o diálogo com o público e instrumentos para a aplicação de práticas educativas.
A Iagro, por meio da Divisão de Educação Sanitária, foi representada pelos FEAs Silvia Luft da Educação Sanitária e Cyl Farney de Jesus Freitas Jorge (CMDRS – MS).
Além disso, a agência contou com a presença da gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Animal – GIDSA, Jacqueline Marques de Oliveira e do diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, que ressaltou a importância do evento e da capacitação técnica para a difusão de informações junto aos produtores.
A Divisão de Educação Sanitária da Iagro desenvolve atividades de conscientização e disseminação de informações voltadas às ações de políticas públicas em defesa agropecuária, envolvendo gestores, comunidades, instituições e entidades.
A presença da agência no encontro demonstra o compromisso da Iagro em promover processos de educação sanitária e a importância da capacitação técnica para o setor agropecuário.