O Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e o Corpo de Bombeiros Militar apresentou as ações de conscientização, prevenção e combate aos incêndios no Pantanal, bem como o uso racional do fogo na região pantaneira, durante o 1º Fórum Fogo e Desenvolvimento Sustentável no Pantanal, realizado de forma híbrida no auditório do Sebrae-MS na tarde de sexta-feira (1).
No evento, realizado de forma conjunta pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Sebrae/MS e permitiu a apresentação de estatísticas e de ações para sinalizar o trabalho voltado na preservação do bioma Pantanal. Cerca de 300 pessoas participaram de forma presencial e online. A transmissão do evento está disponível no link https://bit.ly/transmissao_forum_sebrae_ms_bid.
O secretário Jaime Verruck, da Semagro e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, ressaltou que Mato Grosso do Sul definiu como política pública prevenir o fogo. “O Governo do Estado optou por trabalhar com prevenção, com planejamento, com investimento de R$ 56 milhões em infraestrutura de combate e principalmente com o compartilhamento de conhecimento”, afirmou.
Conforme o secretário, “não há como prevenir sem a participação do produtor rural e esse engajamento é fundamental para o nosso Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo. Daí a importância dessa estrutura de governança interinstitucional envolvendo o Governo do Estado, com a Semagro, o Imasul e o Corpo de Bombeiros, em conjunto com o Sebrae, Faems e demais instituições”.