Servidores da Prefeitura de Dourados participaram nesta terça (10) e quarta-feira (11) da aplicação da Análise Swot, ferramenta de diagnóstico situacional que identifica pontos fortes e críticos, com o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho e dar mais qualidade na entrega do serviços públicos à população. A aplicação está sendo ministrada por instrutores da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) e tem como um dos principais objetivos a revisão e monitoramento do PPA (Plano Plurianual) 2022-2025
Análise Swot é uma técnica para se fazer análise de cenário/ambiente. Geralmente, a ferramenta é utilizada para se elaborar o planejamento estratégico de uma empresa ou instituição a partir da identificação de suas Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. O nome Swot vem das palavras que formam a sigla em inglês: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Segundo o economista e instrutor da Fapec, Thaner Castro Nogueira, a aplicação da ferramenta gerará resultados positivos no curto, médio e longo prazo. “São diversos eixos abordados durante a Análise SWOT. Neste primeiro momento alguns servidores de cada secretária participam para, posteriormente, serem multiplicadores das análises feitas durante a aplicação da ferramenta. Isso impactará no médio prazo nos índices de cada área dentro do município, como saúde e educação, por exemplo”, explica.
Para o prefeito Alan Guedes além da melhoria da governança na gestão, a ferramenta também possibilita a melhoria dos serviços prestados à população. “É um efeito dominó muito importante, uma espécie de ‘ganha-ganha’. Melhoramos os processos internos para gerar reflexos externos. A Fapec é uma instituição muito respeitada e os profissionais tem todo know-how necessário para nos ajudar a construir uma nova história para a governança do município”, finaliza.