Fórum Nacional de Comunicação discute estratégias e informação pública eficiente
Com inúmeros desafios presentes na área da comunicação pública, o Fórum reuniu secretários de comunicação de diversos estados para discutir a transformação do setor.
Para definir estratégias que aproximem a sociedade da gestão pública e estabelecer maneiras eficientes de informar a população sobre os diversos serviços públicos oferecidos, o 6º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação é realizado hoje (7) e amanhã (8) em Campo Grande.
Com inúmeros desafios presentes na área da comunicação pública, o Fórum reuniu secretários de comunicação de diversos estados para discutir a transformação do setor.
Na abertura do evento, o secretário sul-mato-grossense de Governo, Rodrigo Perez, apontou para os desafios a serem enfrentados na área, além da importância de compartilhar experiências e conhecimento.
“O Governo do Estado tem a comunicação como área estratégica da gestão. E sempre tivemos o apoio do governador Eduardo Riedel, que é muito importante pois a gente consegue dar passos maiores e mais rápidos nos objetivos estabelecidos. O dia de trabalho hoje é para enfrentarmos as grandes temáticas de comunicação, para que continue assertiva, com segurança jurídica e poder de informar”, afirmou Perez.
Este indicador do ranking de competitividade está dentro do pilar ‘solidez fiscal’ e avalia se os estados possuem uma gestão fiscal responsável, como por exemplo no controle nos gastos com pessoal. Este cenário positivo permite o investimento público em áreas estratégicas, como saúde, segurança, assistência social, infraestrutura e educação, que levam ao crescimento econômico do Estado, com geração de empregos e mais renda ao cidadão.
“A gente tem crescimento de 6,5% ao ano, com a terceira menor taxa de desemprego do país, com praticamente pleno emprego. Os problemas são poucos e isso também ajuda no aspecto da comunicação”, afirmou o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez.
O secretário-executivo de Comunicação do Mato Grosso do Sul, Frederico Fukagawa, explicou que o Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação é o ambiente para discussão de normas e da legislação.
“É um espaço muito importante para troca de ideias e troca de experiências. Espero que esse Fórum, assim como os outros, traga muito mais recursos para os secretários. E principalmente, o fortalecimento da comunicação pública no Brasil”, disse Fukagawa.
“Este conselho, que representa todos os secretários de Comunicação do país, é muito significativo em relação a nossa força. Pois mostra o entendimento e o desejo que cada um de nós traz para uma ação nacional, como uma mudança e um pensamento que precisa ser colocado, olhando todo o país, todo o Brasil. E isso a partir da colaboração, da experiência de cada um, a partir do que já aconteceu e com o olhar para frente, nas perspectivas de grandes desafios”, afirmou Igor Marques, secretário de Comunicação do Estado do Rio de Janeiro e presidente do CNSecom (Conselho Nacional de Secretárias Estaduais de Comunicação).
Os secretários de comunicação dos estados participaram das palestras ‘Brasil pós-eleições: o cenário e os impactos políticos’, conduzida por Márcio de Freitas, diretor de Política da FSB Holding, e ‘A Auditoria do TCU no Governo Federal: critérios de gastos em contratos de propaganda’, ministrada por Álvaro Carvalho, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) em Mato Grosso.
“O Fórum é um evento consolidado nacionalmente, onde os secretários conseguem ter essa troca de experiências, e principalmente buscar melhores resultados na comunicação pública. A nossa área passa por muitas mudanças, constante evolução, então é importante estamos sempre atualizados nessas novas regras, leis, e esse é o momento que também vai trazer novidades”, finalizou o secretário-executivo de Comunicação do Mato Grosso do Sul, Frederico Fukagawa.