Doze internas do Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência às Albergadas de Dourados concluíram o Curso de Qualificação Profissional em Operador de Supermercado e ganharam uma noite especial de formatura, com direito à beca e cerimonial, na noite de segunda-feira (29.7), no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Evanilde Costa da Silva.
Iniciada em 6 de maio e encerrada no último dia 19 de julho, a capacitação foi desenvolvida integralmente dentro do presídio. Com um total de 49 dias letivos e 160 horas de formação, o programa abrangia 12 disciplinas técnicas divididas em dois módulos, e incluiu aulas teóricas e práticas. As participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre elaboração de currículos, simulação de entrevistas de emprego, dinâmicas de mapeamento de vida e estudos de casos, preparando-as para o mercado de trabalho com uma abordagem ética, crítica e empreendedora.
A formação visa aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos pelos profissionais da área, capacitando-os para atuar em supermercados de diferentes tamanhos, bem como em pequenas lojas. As competências adquiridas pelas formandas incluem a execução de atividades de reposição e organização de estoques, uso de técnicas de merchandising, empacotamento de mercadorias e aplicação de boas práticas na manipulação de produtos.
Durante a cerimônia, autoridades presentes destacaram a coragem e a resiliência das custodiadas. Entre os convidados estavam o promotor de justiça Juliano Albuquerque, titular da 8ª Promotoria de Justiça de Dourados, diretora do Estabelecimento Penal Feminino, Laiza Fernanda Martini da Silva e a diretora do CEEP, Profª Alini Nolasco. Também marcaram presença o coordenador do curso, Luciano Brufatto, o corpo docente e equipe multidisciplinar, servidores da Agepen, representantes da Coordenadoria Regional de Educação de Dourados-CRE5, familiares e outros convidados.
O evento não apenas celebrou a conquista das internas, mas também ressaltou o impacto positivo da qualificação profissional na reintegração social e no fortalecimento da força de trabalho em Mato Grosso do Sul.
As ações de capacitação profissional e educativas a custodiados e egressos são coordenadas pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen.