A quantidade e variedade de produtos encontrados em supermercado localizado no Jardim Carioca, em Campo Grande, impressionou a equipe de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS que se dirigiu ao local em atendimento a denúncias formalizadas por consumidores. As irregularidades foram detectadas em quase todos os departamentos da unidade comercial, tendo sido necessário emitir Auto de Infração e descartar mercadorias devido a diversas anormalidades.
No local foram encontrados produtos com divergência de preços, prazo de validade expirado, impróprios ao consumo por estarem deteriorados, apresentarem mofo ou fungos, entre outras ocorrências. No caso da validade, vale notar a existência de rocamboles de carne bovina, almondegas do mesmo produto, rabada bovina, ingredientes para sopa, farinha de rosca de fabricação própria, temperos, doces, itens em conservas, frutas e verduras, por exemplo.
Havia produtos impróprios para o consumo por conterem mofo, fungos, aparência inadequada, forte odor, embalagens rompidas e ausência de vácuo. Nesse caso, destaque para bandejas de morango, de uva e de couve-flor, bacon, panceta, pés e costela suínas além de língua e bucho bovinos. Sem as informações necessárias ao consumidor e exigidas por Lei, estavam à venda carne tanto bovina como suína.
Diante das irregularidades, os fiscais do órgão integrantes da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast emitiram Auto de Infração, descartaram e inutilizaram os produtos na presença de funcionários do supermercado em questão.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)