Economia

FCO é opção para empresários que querem dar novo fôlego aos negócios em 2022

Consultores explicam vantagens e condições para quem busca esse financiamento

Publicado

on

Os empresários do Centro-Oeste que pretendem expandir suas possibilidades de negócio têm um ótimo aliado: o Fundo de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). Ele foi criado pela Constituição Federal de 1988 com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social da região mediante programas de financiamento aos setores produtivos, buscando maior eficácia na aplicação dos recursos.

Apesar de existir há mais de 30 anos, o fundo atingiu um patamar histórico em 2022, com a maior quantia disponibilizada em todos os tempos para o Mato Grosso do Sul. Serão destinados R$2,3 bilhões no total, sendo 50% à área empresarial, que compreende a indústria, o comércio, os serviços e demais atividades não rurais.

Segundo o consultor Jorci Maia, da Insight Consultoria, existem diversas vantagens para quem busca um financiamento via FCO, como prazos longos para o pagamento chegando a 20 anos, com carência de até 5 anos. “Além disso, se a parcela for quitada até a data de vencimento, o cliente recebe um bônus de adimplência de 15% que incide sobre os encargos financeiros, diminuindo ainda mais o valor das prestações. O FCO pode ser usado para a implantação ou modernização de processos e serviços, o que engloba também a compra de maquinário”, pontua. Outro grande ponto positivo são as taxas de juros que, inclusive, tiveram mudanças para esse ano. De acordo com a resolução do Banco Central, 2022 chega com redução dos juros para esse tipo de financiamento.

Quem pode usar – Segundo Cesar Sena, também da Insight Consultoria, é preciso ter em mente que o FCO Empresarial atende indústria, comércio e serviços. Pode requerer o financiamento, empreendedores que busquem adquirir bens e serviços necessários à implantação, ampliação, modernização, reforma, adequação ambiental e sanitária ou relocalização de empreendimentos industriais, agroindustriais, de infraestrutura econômica, turísticos, comerciais, de serviços, de ciência, tecnologia e inovação.

Além disso, Sena pontua que, com o FCO, é possível levantar capital de giro associado a projetos de investimento e também capital de giro dissociado, com a finalidade de amparar gastos gerais relativos à administração do negócio, exceto a amortização ou liquidação de empréstimo ou financiamento no Sistema Financeiro Nacional. “Ele é uma ótima oportunidade também, não só para aquele empresário que quer expandir seus negócios, mas sobretudo para quem quer um novo fôlego na sua área de atuação”, explica.

Para tirar dúvidas e difundir mais informações sobre esse fundo de investimento, Jorci, Cesar e os consultores da Insight publicam semanalmente dicas e sugestões de como o FCO pode facilitar a vida dos empresários sul-mato-grossenses. A equipe é constituída, em grande parte, por ex-administradores do Banco do Brasil, especialistas em encontrar as melhores soluções de negócios. Para conferir, basta acessar www.instagram.com/insightconsultoria

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile