Faísca e Fumaça

Faísca&Fumaça: SOS Pantanal, Azambuja e o STF e votação da Taxa do Lixo

Publicado

on

Taxa do Lixo

Os vereadores de Dourados devem analisar e votar hoje a taxa do lixo, que dentro da prefeitura está sendo tratada como financiamento dos serviços de resíduo sólidos. Para os vereadores, a votação preocupa por conta do possível desgaste eleitoral. Para a administração municipal, a votação, além da adequação à lei federal, é importante para aliviar o caixa municipal.

Alternativas

Para os especialistas em questões tributárias, os vereadores, caso não aprovem o projeto, terão que apontar outra forma de financiar o recolhimento, transporte e tratamento do lixo na cidade. Já a prefeitura precisa apontar como financiar o serviço e não pode, simplesmente, abrir mão da taxa. Caso faço isso, o prefeito Alan Guedes pode ser enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Entendimento

A maioria dos vereadores já deu sinal de que entendeu a proposta da Taxa de Lixo. A maior preocupada mesmo é o desgate político com a votação. Nos cálculos da administração, cada vez que o serviço de coleta passar em frente ao imóvel, o custo médio para o morador será de R$ 0,80.

Vai ou Racha

Diante da importância do projeto, a votação da taxa do lixo também servirá de termômetro para a administração Alan Guedes. Após a votação da matéria, o prefeito e sua equipe, já saberão, com mais nitidez, com quem poderão contar dentro do Legislativo Municipal.

SOS Pantanal

Mais uma vez as cenas tristes de destruição causadas pelo fogo voltam a se repetir no pantanal e outros biomas do Estado. O problema evidencia uma lacuna a ser preenchida pelo Estado para lutar contra o fogo. Se todos os anos o problema volta a acontecer, é preciso pensar em novas alternativas, custe o que custar.

Crise Poderes

O governador Reinaldo Azambuja deve participar na manhã desta segunda-feira (23), às 10h em Brasília, de uma reunião convocada pelo Fórum Nacional de Governadores para falar sobre a crise institucional entre os poderes. Vamos ver o que sai deste encontro.

Crise Poderes 2

Importante lembrar que Reinaldo Azambuja não é um dos maiores fãs do STF (Supremo Tribunal Federal), já que possui denúncias na corte. Na semana passada, um grupo de 14 governadores assinou uma carta em apoio e defesa a corte e Azambuja foi um dos nomes que ficou de fora do documento.

Quer mandar sua sugestão ou critica? Escreva pra gente: jornalismo@pauta67.com.br. (Foto: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile