Faísca e Fumaça

Faísca&Fumaça: Novo prefeito em Paranhos, Câmara de Dourados com novidades e palanque indígena

Publicado

on

Eleição da mesa

A Câmara de Dourados fará eleição nesta segunda-feira (4) para escolher um novo membro para a Mesa Diretora, em substituição à vereadora Lia Nogueira (PP), que renunciou ao cargo de 2ª secretária. O presidente, Laudir Munaretto (MDB) convocou a eleição para o início da 34ª sessão ordinária, às 15h. A posse do eleito ou eleita será imediata. A votação será nominal e aberta.

Articulação

Com a saída de Lia Nogueira, cabe, principalmente ao presidente Laudir Munaretto, articular politicamente quem pode ou deve ser escolhido pra compor a mesa. É claro que existe uma votação, porém o alinhamento dos vereadores deve indicar um nome pra ser ratificado pelo voto. É fato que Laudir não tinha um bom relacionamento político com Lia Nogueira. Agora, o grupo do presidente pode ter alguém mais “alinhado” com as ideias e premissas da mesa diretora. Existem alguns nomes concorrendo à vaga, mas tudo indica que Liandra Brambilla (PTB) deve compor a mesa a partir de hoje.

Eleição em Paranhos

O candidato Donizete Viaro (MDB) venceu as eleições suplementares no município de Paranhos, com 50,43% dos votos. O resultado foi divulgado por meio do aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 17h55, com 100% das urnas apuradas. O prefeito recebeu um total de 3.007 votos, uma diferença de 118 votos para Alfredo Soares (PSDB), que ganhou 2.889 votos. Atualmente quem exerce o cargo de prefeito em Paranhos, de forma interina, é o presidente da Câmara de Vereadores do município, Donizete Viaro (MDB).

Impugnação

A nova eleição ocorreu em razão da decisão proferida pelo juízo da 1ª Zona Eleitoral que, julgando procedente a ação de impugnação, indeferiu o pedido de registro de candidatura de Heliomar Klabunde (MDB) ao cargo de prefeito do município de Paranhos nas eleições de 2020. Por força da disposição legal, os votos obtidos pela chapa mais votada (Heliomar Klabunde e seu vice Jefferson Salamon) foram computados no dia do pleito como anulados sub judice em razão da situação jurídica de indeferimento do registro, implicando a não eleição de qualquer chapa para o cargo de prefeito e vice no município de Paranhos.

Encontro parlamentares

O maior encontro de parlamentares da América Latina será realizado em solo sul-mato-grossense. De 24 a 26 de novembro, Campo Grande sediará a 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em formato híbrido. A Cidade Morena foi eleita, com mais de 20 votos, pela Diretoria Executiva da entidade, durante reunião realizada em agosto. É a primeira vez que Campo Grande sedia o evento.

Palanque indígena

Durante o útlimo programa Direto ao Assunto da Rádio ALEMS, o deputado estadual Barbosinha (DEM) falou sobre a falta d’água nas aldeias indígenas de Dourados. À jornalista, ele defendeu maiores esforços no Congresso para pautas voltadas a qualidade de vida dos indígenas, porém a falta d’água não é novidade para ninguém. O deputado, que está no seu segundo mandato na Casa de Leis, resolveu trazer à tona agora o problema que já tem quase 20 anos. Há quem diga que Barbosinha ainda não aceitou a derrota nas urnas para Alan Guedes e usa esse tipo de pauta para atacar a credibilidade do atual prefeito.

 

Quer mandar sua sugestão ou critica? Escreva pra gente: jornalismo@pauta67.com.br. (Foto: Reprodução)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile