Faísca e Fumaça

Faísca&Fumaça: Movimento pró Lia, Trutis é contra e Azambuja vs Bolsonaro

Publicado

on

Fala a verdade

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) assinou nota conjunta com outros 19 governadores sobre o preço dos combustíveis. No documento, ele e outros chefes de Estado afirmam que não aumentam o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) de combustíveis há 12 meses. A queda de braço com o presidente Jair Bolsonaro, sobre a verdade da tributação, não é de hoje. A dúvida é: quem ganha com isso?

Sou contra

O deputado federal por MS, Loester Trustis (sem partido), esteve nessa segunda-feira (20) em Dourados. Conversou com o prefeito Alan Guedes e também deu entrevista à rádio Grande FM. Ao comentar sobre a PEC da reforma eleitoral, que entre outras coisas, prevê a retomada das coligações nas eleições proporcionais (de deputados e vereadores), Trutis foi enfático: “Sou contra”.

Nova líder

A senadora Simone Tebet assumiu a liderança da bancada federal do MS no Congresso Nacional, vaga ocupada nos últimos dois anos pelo senador Nelsinho Trad (PSD). Tebet já se reuniu com o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD) e o governador do MS, Reinaldo Azambuja (PSDB), nesta segunda-feira (20), para alinhar demandas e estratégias que possam entrar na seleção de emendas orçamentárias de 2022. A esperança dos municípios menores é que não sejam “esquecidos” pelos deputados e senadores na hora de dividir o “bolo”, já que a Capital sempre abocanha a maior fatia. Vamos aguardar…

Movimento pró Lia

Alguns vereadores de Dourados estão se movimentando nos bastidores para livrar a pele da vereadora Lia Nogueira (PP), que está enfrentando uma comissão processante na Câmara Municipal. Em 9 de agosto, por 8 votos a 7, a Casa de Leis instaurou a investigação contra Lia Nogueira por quebra de decoro. Ela é acusada de ameaçar de morte a ex-assessora Patrícia Brandão, 32, que trabalhou com ela nos últimos cinco anos. Patrícia procurou a polícia e denunciou as ameaças de morte.

Movimento pró Lia 2

A comissão é presidida pelo vereador Juscelino Cabral (DEM), aliado de Lia Nogueira e que votou contra a abertura do processo de cassação. O relator é o vereador Janio Miguel (PTB), que além de analisar os documentos, tem tido várias conversas com políticos sobre o assunto. Uma dessas conversas teria sido com o poderoso deputado estadual que dá suporte jurídico e financeiro à vereadora. Na leitura dos vereadores que defendem Lia Nogueira no Legislativo, ameaça de morte não é “tão” grave quanto violência doméstica, que foi a causa de um outro processo aberto na casa contra o vereador Diogo Castilho (DEM).

Dia da Árvore

Os deputados estaduais terão que replantar diversas mudas de árvores plantadas no ano passado no Dia da Árvore. O motivo? As mudas não se desenvolveram, algumas até morreram.

Efeito 40ºC

A Santa Casa de Corumbá registrou centenas de atendimentos à crianças nesta segunda-feira (20), depois dos termômetros registrarem 41ºC na cidade. A sensação térmica chegou próxima dos 50ºC, o que desencadeou um surto de diarreia, febre e vômito nos pequenos, que junto com os idosos, são os mais atingidos pelo calor.

Laços estreitados

O embaixador do Paraguai Juan Angel Delgadillo esteve nesta segunda-feira (20), na Assembleia Legislativa, para estreitar laços comerciais com o Estado. Um dos principais temas do debate foi a Rota Bioceânica. Vale lembrar que com a proximidade do fim do acordo de Itaipu, o Brasil precisa agradar bastante o vizinho Paraguai, que detém 50% de toda energia produzida na hidrelétrica.

 

Quer mandar sua sugestão ou critica? Escreva pra gente: jornalismo@pauta67.com.br. (Foto: Reprodução)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile