Escola Estadual Neyder Suelly Costa Viera, de ensino em tempo integral, realizou no dia 07 de dezembro, a Exposição “Caminho das Artes”, na Plataforma Cultural, desenvolvido pelo Clube do Desenho formado por estudantes protagonistas da unidade escolar, através do Programa “Escola da Autoria”, em Campo Grande.
O Clube do Desenho partiu da proposta do Programa “Escola da Autoria”, cujo objetivo é uma formação Integral, que atenda tanto ao desenvolvimento das aprendizagens cognitivas quanto das socioemocionais.
Clube de Desenho
Educação Integral se define como o desenvolvimento do estudante na sua totalidade e potencialidade, que vai além da tematização de conteúdos, promove o desenvolvimento de competências para a vida, com autonomia e responsabilidade (Instituto Ayrton Senna).
“Assim, nossa Escola fundamentou o programa durante as aulas remotas, por meio de reuniões via meet com os alunos, no retorno presencial, os alunos puderam desenvolver suas potencialidades protagonistas em grupo de Watsapp e reuniões para troca de ideias, durante os intervalos e hora do almoço”, enfatiza gestor Marcio Wagner de Souza.
A partir de então, o grupo foi crescendo e mostrando diversos estilos de desenhos. “Nossa Escola já tem perfil do dinamismo e a escola da Autoria nos ajudou bastante, o qual já vem desenvolvendo o protagonismo há muitos anos na escola, tornando mais fácil a prática com os estudantes”, menciona professora de Artes Marta Mendes de Oliveira, responsável pela Mostra Cultural ‘Caminhos Das Artes’, produzida pelo Clube Do Desenho, formado por estudantes protagonistas dotados de altas habilidades.
Com participação do Clube do Leitor e Projeto de Música com o professor Maestro Paulo Henrique, o evento contou com apoio da equipe SED- Secretaria de Educação, SECTUR – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Silvana Valu – Coordenadora do Cordão Valu e convidada especial Erika Pedraza-artista visual, enriquecendo e abrilhantando o evento.