Educação

Estudantes se destacam em Olimpíada de Matemática

Foram conquistadas duas medalhas de ouro, uma de prata, uma de bronze e 40 menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas (OBMEP)

Publicado

on

As olimpíadas de conhecimento se popularizaram no país e, cada vez mais, fazem parte do dia a dia dos alunos da educação básica. Com 17 anos de história, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas (OBMEP) é umas das principais e reuniu, na última edição, mais de 18 milhões de participantes em 99,7% dos municípios brasileiros.

Entre eles, os estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) obtiveram 44 premiações, sendo duas medalhas de ouro, uma de prata, uma de bronze e 40 menções honrosas. O resultado foi publicado no último dia 20 de dezembro, no site da OBMEP.

Os alunos que conquistaram a medalha de ouro foram Bruno Vieira Alexandre, do Campus Campo Grande, e Paulo Vitor Correia de Oliveira, de Aquidauana. Alcançaram a medalha da prata e bronze os estudantes Bruno Pereira de Paula (Campo Grande) e Gabriela de Sá dos Santos (Aquidauana), respectivamente.

Para Bruno Alexandre, a conquista do ouro foi muito almejada, pois já havia ganhado duas pratas e um bronze em anos anteriores.

“Sempre gostei das disciplinas da área de exatas, participo da OBMEP desde o ensino fundamental e esta era minha última tentativa de conseguir o ouro, ficando entre os 100 melhores colocados de todo o país”, afirmou o estudante, que tem por objetivo prestar o vestibular do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), considerado o mais difícil do país na área de exatas.

Provas – A primeira fase da OBMEP foi aplicada no dia 7 de junho, composta por vinte questões objetivas.

Já a segunda fase ocorreu em 8 de outubro, formada por seis questões abertas, onde o estudante deveriam desenvolver toda a linha de raciocínio matemático para demonstrar sua resposta.

O resultado foi publicado no site da instituição. Os medalhistas de prata e bronze serão premiados em seus próprios estados. Os medalhistas de ouro participarão de cerimônia nacional a ser organizada neste ano pela Coordenação Geral da OBMEP.

OBMEP – O objetivo principal da OBMEP é estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.

Podem participar alunos de escolas públicas municipais, estaduais e federais ou em escolas privadas brasileiras (do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio).

Conheça a página da OBMEP.

Fomento – Com o crescimento da credibilidade e popularidade das olimpíadas, algumas das mais importantes instituições de ensino do país, como por exemplo, a Unicamp (Universidade de Campinas) tem reservado vagas para seleção por meio de análise das conquistas obtidas em olimpíadas de conhecimento.

No IFMS, o incentivo passa pelo fomento por meio de editais de apoio, visando preparação de equipes de estudantes para participação em Olimpíadas Científicas Nacionais apoiadas pela instituição.

último edital publicado com esta finalidade selecionou propostas dos dez campi, que foram desenvolvidas entre dezembro de 2019 a março de 2021.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile