Com a torre já montada, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) está mais próxima de iniciar a transmissão da programação em canal aberto. A estrutura necessária para a efetivação do projeto deve ser finalizada em dois meses. Nesse período, será erguida a antena e construído o abrigo dos transmissores. O sinal aberto da TV ALEMS alcançará, inicialmente, Campo Grande e região.
O trabalho para instalação da antena deve iniciar nesta semana e, concluída essa etapa, o abrigo começa a ser construído, conforme informou o arquiteto Neder Schabib Péres, servidor da Casa de Leis. “Temos a torre pronta. Agora vamos subir a antena e os cabos de transmissão. Isso antes do início da construção do abrigo dos transmissores. Em torno de 60 dias para todo o processo ser concluído”, disse.
O arquiteto também detalhou que a torre é metálica, piramidal, tem 70 metros de altura e sete metros quadrados de base. A seu tamanho, somam-se 12 metros de altura do tubulão, estrutura por onde será instalada a antena. “As peças da torre chegaram já galvanizadas. Então, a pintura já foi concluída. A gente está numa parte alta de Campo Grande. Então a torre com 82 metros vai cobrir grande parte da cidade”, afirmou o arquiteto.
Para o deputado Paulo Corrêa (PSDB), 1º secretário da ALEMS, a realização do projeto é motivo de orgulho para o Parlamento. Ele estima que no segundo semestre deste ano, a TV ALEMS já inicie a transmissão em sinal aberto. “Vamos ver se até agosto ou setembro deste ano, o sinal aberto da TV Assembleia já esteja funcionando”, projeta. “Isso é motivo de orgulho para a nossa Casa”, considerou.
O deputado lembra que o projeto resulta de parceria com o Senado. “Nós recebemos esse decodificador, que é o sinal que vai nos dar um canal aberto, do Antônio Carlos Magalhães, quando ele era presidente do Senado Federal. Isso foi feito para que as Assembleias pudessem colocar em canal aberto o seu trabalho”, contou o parlamentar.
O sinal aberto é um marco na história da TV ALEMS, que foi criada há mais de 20 anos, em novembro de 2001. Com a finalidade de permitir aos cidadãos acompanharem os trabalhos parlamentares, a TV ALEMS transmite ao vivo as sessões plenárias, audiências públicas, reuniões de comissões e eventos realizados na Casa de Leis. Atualmente, a TV ALEMS tem 16 horas diárias de programação.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)